Jovem de Nova Venécia que contraiu Covid-19 pela segunda vez alerta sobre uso de medidas de proteção

Compartilhe

 

» Tiago da Cruz Manette continua com medidas de prevenção á Covid-19, mesmo após ser infectado

 

Reportagem: Cintia Zaché / Rede Notícia


Tiago da Cruz Manette relata que, muitas pessoas podem não ter a mesma sorte que ele teve, de estar vivo e pede o uso de máscara e álcool, além do distanciamento. É bom lembrar que, você pode aguentar essa doença. Mas tem muita gente que não tem os mesmos fatores saudáveis que os seus, muitos são mais frágeis, com doenças pré-existentes. Então, por nós, por essas pessoas, por quem a gente ama, vamos nos proteger”. Confira o relato!


A história do veneciano Tiago da Cruz Manette, 35 anos, já emocionou muita gente. O agente comerciário pegou Covid-19, e em julho do ano passado, foi intubado e traqueostomizado, correu alto risco de morte, mas depois de 29 dias internado, voltou para casa. Agora, pela segunda vez que enfrentou a doença, Thiago está curado novamente e, relata a importância na prevenção e fala sobre a vacinação. “Quase morri na primeira infecção, mas hoje, aproveito a vida da melhor forma, e também continuo com as medidas de prevenção. A máscara é essencial para evitar se contaminar, mas devemos também lembrar do uso adequado dela, pois fazendo o uso inadequado, os riscos serão maiores de se contaminar. A utilização do álcool continua sendo importante para ajudar. Infelizmente, o vírus tem poder de alta contaminação, e a gente que precisa trabalhar e realizar as tarefas diárias, não estamos imunes à contaminação, mesmo utilizando medidas de prevenção. Mas podemos evitar a contaminação, que pode ser diversas vezes, temos que fazer cada um o seu papel. Nem a vacina e nem o uso das medidas de prevenção vão zerar a contaminação, mas pode adiar, pode também evitar que contamine outras pessoas. Às vezes, um corpo mais jovem e saudável, consegue resistir ao vírus. Mas em pessoas debilitadas e com comorbidades, pode ser fatal. Aí que entra também a consciência de cada um, a ajudar a não propagar o vírus, utilizando protocolos sanitários”, explica.

Na primeira vez que teve Covid-19, o veneciano, além da intubação, e 75% dos pulmões comprometidos, precisou passar por uma traqueostomia, perdeu 19 quilos e ainda teve pneumonia durante a internação, no Hospital Dr. Roberto Arnizault Silvares (HRAS), em São Mateus. “Dessa vez fiquei tranquilo, já havia tomado as duas doses da vacina e tive sintomas leves. Estou aguardando o prazo para tomar a terceira dose, já que é procedimento aguardar uns dias após contaminação”, explica.

Depois a alta, lá na primeira vez que pegou a doença, Thiago comemorou a nova oportunidade que teve. Para o levar para casa naquela ocasião, os pais, os produtores rurais, Girleide Perreira da Cruz Manette, e Octávio Manette Filho, e o irmão, o Bruno. Ao sair do hospital, Thiago soube que, como ele não sabia que estava infectado, acabou passando a doença para os pais, o cunhado, a avó e o irmão. A mãe ficou oito dias internada e o pai, seis. “Mas graças a Deus, deu tudo certo e eles ficaram bem. Se eu soubesse que estava com Covid, teria ficado isolado e evitaria de ter passado o coronavírus para eles. Mas essa doença é muitas vezes, silenciosa no início, por isso, a consciência e o respeito pelos outros é importante. Há pessoas que não se importam e mesmo sabendo que estão contaminados, não se isolam, ou, não fazem uso das medidas de proteção no dia a dia, como por exemplo, o uso máscara. É bom lembrar que, nem todos resistem à essa doença. Tem muita gente que não tem a mesma resistência, muitos são mais frágeis, com doenças pré-existentes. Vejo pessoas indo para festas e contaminando depois seus avós, e outras pessoas da família. Então, por nós, por essas pessoas, por quem a gente ama, vamos nos proteger, a vacina é de grande importância também”, conta.


“Estamos enfrentando a Covid-19 desde que ela surgiu no mundo, tentando conter o máximo possível a doença. Passamos por um momento crítico, depois deu uma amenizada e agora, com a Omicron, voltamos a enfrentar novamente, uma época crítica. É muito importante o uso da máscara, álcool em gel, manter o distanciamento, e mais importante ainda, é se vacinar. Temos doses de vacina para crianças de 05 anos, adultos e idosos. Estamos enfrentando por muitas pessoas, resistência quanto a vacinação. A vacina é de total relevância, para que possamos enfrentar essa pandemia. Temos além da vacina, a testagem em massa, no ginásio, nos postinhos, e temos as campanhas de fazemos de forma alternadas. Tanto a vacina quanto a testagem, são feitas nesses locais citados, de 8h às 11h e de 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. Fica aqui meu pedido de continuarmos tomando os cuidados quanto às medidas de prevenção. Use máscara, vacine-se e cuide de quem está ao seu lado, da sua família, amigos”
Biel Santana, secretário de Saúde


Ação de Carnaval atua na prevenção da Covid-19 e HIV/IST

Uma ação com intuito de mostrar a importância da prevenção da Covid-19 será realizada no próximo dia 25, a partir das 16h, nas imediações do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). R e HIV/IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Serão distribuídos panfletos, álcool em gel, máscara e preservativos aos motoristas que estiverem trafegando no trecho.

A ação é uma promoção da Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Municipal de Saúde, Rede Notícia e o Hospital São Marcos.

Leia também

Sisu: Inscrições da segunda edição de 2022 começam nesta terça (28)

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas a partir desta terça-feira...

Governo Federal repassa mais R$ 5,1 milhões para a continuidade de obras de saneamento em nove estados

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai repassar R$ 5,1 milhões para a...

Faixas de pedestres foram feitas em frente a creche do bairro Cruzeiro

Servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal fizeram novas faixas de pedestres em frente...

Câmara vai apreciar Projeto que normatiza plantão de farmácias em Barra de São Francisco

Um projeto para criar um plantão para funcionamento das farmácias e drogarias no município de Barra de São...

Casos de pessoas que pegaram Covid pós-vacina e tiveram apenas sintomas leves

Oi gente, tudo bem? Eu sou Fabi Costa e, no episódio de hoje, a gente vai ouvir histórias reais...

Caged: país registra saldo de 277 mil novas vagas formais de trabalho

Em maio deste ano, o Brasil registrou um saldo de 277.018 novos empregos formais. Segundo os dados do...

IBGE precisará recompor orçamento do Censo 2022 por causa da inflação

O diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, afirmou hoje (27) que...