Jaguaré registrou 587 casos de Covid-19 em março

Jaguaré registrou, somente no mês de março, 587 novos casos de Covid-19 e quatro óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde.

Com os novos casos confirmados, 2.774 moradores de Jaguaré testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 2.643 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença, 96 estão ativos em isolamento e 35 evoluíram para óbito.

De acordo com o Painel Covid, do Governo do Estado, março de 2021 foi o pior mês desde o início da pandemia, quando considerado o número de novos pacientes.

Recentemente, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou a presença da nova variante do vírus em Jaguaré, a B.1.1.7, mais conhecida como variante inglesa, que se caracteriza por ser mais agressiva na velocidade de transmissão. Tal fato, somado ao aumento do número de testes realizados, principalmente, com os contatos dos pacientes positivos, pode ter sido determinante para o aumento do número de casos na cidade.

Um cálculo que chama muito a atenção é a média de casos novos por dia no mês de março: 19, enquanto em fevereiro a média diária era de oito novos casos por dia.

Ações da Secretaria de Saúde

Vacinação
A Secretaria de Saúde tem realizado mutirões de vacinação para idosos por faixa etária nas Unidades de Saúde.

De acordo com o Painel de Vacinação contra a Covid-19, Jaguaré já encerrou a primeira dose dos trabalhadores da saúde da cidade e está vacinando os idosos acima de 65 anos de idade.

Barreira Sanitária
A Prefeitura de Jaguaré mantém a execução das barreiras sanitárias, com o intuito de levantar dados sobre a circulação de pessoas na cidade, além de conversas educativas, visando o aumento da prevenção contra a doença.

Carro de som e redes sociais
Visando o aumento na transparência das informações, carros de som estão circulando nas ruas da cidade e no interior informando sobre medidas restritivas.

No site da Prefeitura e nas redes sociais, a Secretaria de Saúde tem se preocupado em publicar boletins diários sobre a situação da pandemia no município.

Atendimento aos pacientes e testagem
Pensando em evitar o contato entre os pacientes com síndromes gripais dos demais pacientes, a prefeitura realiza os testes em local separado da UMI e próximo à Secretaria de Saúde. O primeiro atendimento realizado na UMI passa por uma etapa de triagem. Para isso, foram instaladas tendas no exterior da Unidade.

 

Leia mais

Leia também