
A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Segurança Pública de Jaguaré, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou mais uma entrega de Kit Enxoval para gestantes do Projeto Gestação, na última quinta-feira (14).
O projeto atende às mulheres gestantes em vulnerabilidade social na forma de benefício eventual de auxílio natalidade. A entrega dos kits é um dos momentos mais esperados do projeto, que também envolve palestras sobre os direitos da gestante, a preparação psicológica das mães para a chegada do bebê, além de orientações sobre a saúde da mãe e da criança.
O serviço é muito importante para as famílias, pois os enxovais contêm itens essenciais para os primeiros meses do bebê, como roupinhas, banheira, produtos de higiene pessoal, toalhinha de banho, entre outros itens. As profissionais da Secretaria fazem esse acompanhamento e oferecem suporte para uma gravidez mais saudável.
Muito mais que o kit enxoval
Todas as gestantes que receberam os kits são moradoras da cidade e realizam pré-natal. “O objetivo do projeto, mais que oferecer o Kit Enxoval é preparar as mulheres para a maternidade com informações educativas sobre o parto e o cuidado da criança, fornecendo também orientações essenciais sobre hábitos de vida e higiene pré-natal. Oferece ainda orientação sobre o uso de medicações que podem afetar o feto ou o parto, entre outras prevenções”, enfatizou Lorrana Moreira de Oliveira Magnago, coordenadora do Cras.
O Projeto Gestação é desenvolvido com muito carinho há anos pelo Cras. Como o encontro é ministrado por assistente social, psicóloga e uma enfermeira, através dele é possível transmitir para as gestantes, maior conhecimento sobre seus direitos, os cuidados necessários para com ela e com o bebê, a importância do fortalecimento da família para receber essa nova vida. Além de tratar de como dar banho, os sinais do trabalho de parto e os cuidados da saúde da mãe e do bebê.
Fortalecimento de vínculos
A essência do encontro é o fortalecimento familiar e comunitário, a interação entre mães que estão prestes a dar à luz e a atenção mais humana fase tão importante e especial. O acolhimento e a atenção dos profissionais da Secretaria de Assistência Social às famílias em situação de vulnerabilidade promovem significativas mudanças de comportamento e geram novas possibilidades de melhoria da qualidade de vida.
“Chegou em boa hora! Eu estou grávida de gêmeos e o kit é muito bom e vai me atender em todas as necessidades básicas no momento. Eu aprovo esse programa, também pelo fato dele nos ajudar tanto nos materiais recebidos, quanto com uma assistência psicológica. É muito bom ter com quem conversar nesse momento”, afirma uma gestante beneficiária, que esteve no Cras na última quinta-feira.
A proteção básica às famílias inicia na gestação por meio de orientação, cuidados e demonstração de afeto. Atualmente, uma média de 25 mulheres do município são atendidas mensalmente no Cras do bairro Boa Vista II, pelo Projeto Gestação. As mães que quiserem atendimento, e que tenham perfil do Projeto, basta que procurem o Cras mais próximo de sua casa para realizar o cadastro.