Jaguaré inicia campanha Cidade Limpa

Compartilhe

 

A Prefeitura de Jaguaré, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) intensificou, nos últimos meses, o serviço de limpeza urbana no município, tornando a cidade visivelmente mais limpa.

A diferença se percebe desde as novas regras adotadas pela Prefeitura, com a nova responsável pela limpeza urbana. A empresa Fortaleza intensificou as atividades de varrição, capina e roçada, além de limpeza após a realização de festas e feiras livres nas vias e da coleta de entulhos nos bairros.

O SAAE ampliou e melhorou a coleta diária de lixo doméstico e entulhos, além de divulgação de material publicitário com orientações à população sobre o descarte de lixo e entulho. Agora, a Prefeitura lança a campanha “Cidade Limpa”, com o objetivo de conscientizar, ainda mais, a população no importante papel de manutenção da limpeza das vias evitando o descarte irregular.

“O lixo ou resíduos sólidos que é produzido nas residências, no trabalho, nas escolas ou em qualquer outro local são fontes contínuas de poluição do meio ambiente. Por isso, a Prefeitura realiza vistoria de alguns pontos na cidade que necessitam de maior atenção com a limpeza”, afirmou o diretor do SAAE, Valmir Cristo.

Estrutura

Para realizar todo esse trabalho, a Prefeitura conta com três caminhões caçambas, duas máquinas e um caminhão poliguindaste, com 20 caçambas estacionárias, que podem ser distribuídas pela cidade para o recolhimento de restos de obras, móveis velhos e folhagens. A população pode solicitar esse serviço através de agendamento pelo número (027) 99981-4512.

“Esse trabalho é importante, pois, através dessas caçambas estacionarias é possível fazer a coleta adequada, evitando uma quantidade exagerada de lixo espalhados nas ruas e aparições de alguns animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões. O serviço de limpeza urbana é uma obrigação da Prefeitura, mas manter a cidade limpa é um dever de todos nós”, ressalta Valmir.

Mão de obra empenhada

Jaguaré conta hoje com 30 coletores para o trabalho de recolhimento de resíduos e varrição de folhas que caem das árvores, sujeiras de animais, como pombos, e recolhem o lixo das lixeiras públicas. No último mês, foram retiradas 512,790 mil toneladas de lixo que a população produziu.

Todo lixo doméstico é recolhido e levado para uma aérea de trasbordo em Jaguaré e depois conduzido para um aterro sanitário em Aracruz. “Vale lembrar que o lixo hospitalar é tratado antes de ser descartado no aterro, é esterilizado, triturado levado para uma câmara de 150° graus e depois levado para o aterro aonde recebe os cuidados para sua destinação final” destaca Valmir lembrando que os resíduos secos, como os entulhos, são destinados para o aterro em Água Limpa.

Participação da sociedade

Além de valorizar os profissionais que recolhem o lixo, a população também pode ajudar com atitudes simples contribuindo com a manutenção da cidade. Os moradores devem estar atentos em descartar o lixo corretamente, respeitar os horários e dias de coleta de lixo, reciclar o lixo, reduzir o consumo e a quantidade de lixo e colaborar com a limpeza das ruas.

Orientações importantes

  • Jogar lixo doméstico ou entulho em calçadas, praças, ruas ou quaisquer locais públicos acarretará em multa. O infrator será penalizado administrativamente pela Prefeitura e será denunciado ao Ministério Público pelo descumprimento da Lei.
  • Em caso de construção ou reformas, o morador deverá depositar cargas de areia, brita e demais materiais nos limites de sua propriedade. Materiais de construção não podem ficar em vias públicas e passeios.
  • A instrução vale também para os estabelecimentos comerciais que descarregam blocos, areia e brita nas calçadas ou vias públicas.
  • Procure um profissional para elaborar o projeto arquitetônico de uma obra antes da execução. Também cabe a ele encontrar solução adequada para o depósito do material da obra; antes, durante e depois da execução.
  • O proprietário deve manter a limpeza do seu lote. Isso evita a presença de animais peçonhentos, como escorpiões.
  • O descumprimento acarretará em multa e penalização ao infrator.

Leia também

Trio “ostentação” suspeito de torturar mulher é preso pela PM em Colatina

Durante diligências realizadas por equipes do 8º Batalhão, que tinham por objetivo localizar criminosos que vinhas ostentando armas...

Promessa do Vitória-ES, meia Kaiky é emprestado ao time Sub-20 do Botafogo

O meia Kaiky, de 18 anos, está de saída do Vitória-ES para defender o Botafogo. Revelado e emprestado...

Bueiro é construído no Córrego do Denzol; agora, são 98 em um ano e oito meses

Mais um bueiro com manilhas e casqueiro de granitos foi construído pelos funcionários da secretaria de Transportes e...

Filtro da Cappitella movimenta Instagram com fotos e slogans

  Mais uma atração nas redes sociais, é o filtro da Cappitella, com os slogans: “Eu Vou” / “Eu Fui”. A...

Homem é morto com tiros na cabeça em Ecoporanga

Na noite de domingo, 14/08, por volta das 19:30h, mais um homicídio foi registrado pela Polícia de Ecoporanga....

Homem é detido com drogas em São Gabriel da Palha

  Um jovem foi detido com drogas na tarde da última sexta-feira (12), no bairro Santa Helena, em São...

Morre Angela Soto Cunha, ex- coordenadora do curso de Enfermagem da Multivix

  Faleceu nesta segunda-feira, 15, por volta do meio dia, a ex-coordenadora do curso de Enfermagem, da Multivix, Angela...

Drogas são apreendidas pela Polícia em Nova Venécia

  A Polícia Militar e a Polícia Civil apreenderam drogas na noite da última sexta-feira (12), no bairro Cohab,...