Jacy Donato, vice-prefeito de Água Doce do Norte, volta dos EUA e assume prefeitura; prefeito Paulo Márcio continua na UTI

Jacy Donato

O vice-prefeito de Água Doce do Norte, Jacy Donato, que estava nos Estados Unidos, voltou ao Brasil e assumiu, na manhã desta terça-feira (14), a administração do município.

O prefeito Paulo Márcio está afastado da Prefeitura há uma semana, desde que foi internado com Coronavírus. Ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Colatina. Veja aqui

Na ausência do prefeito, a Prefeitura estava sendo coordenada pela Secretaria de Administração, porque o vice-prefeito estava em Nova York.

Segundo relato de moradores, ele vivia no país desde 2018 e chegou no município nessa segunda-feira(12).

Jacy Donato assinou o termo de posse e ficará como prefeito em exercício até o retorno de Paulo Márcio. Ele se reuniu com servidores para tratar questões burocráticas e terá uma reunião com os vereadores.

O procurador-geral de Água Doce do Norte, Elyanderson Augusto Ferreira de Souza, explicou que a Lei Orgânica Municipal, aprovada em 1990 pelos vereadores da cidade, estabelece apenas que o prefeito não deve se ausentar do município por mais de 15 dias sem a autorização da Câmara.

A lei, no entanto, não faz esse tipo de restrição ao vice-prefeito. O procurador informou que Jacy só seria convocado para assumir o cargo se o prefeito estivesse impedido de exercer a função e sem previsão de retorno às atividades.

Apesar de estar fora da cidade, o vice continuou recebendo o salário correspondente ao cargo de R$ 5,75 mil, segundo o Portal da Transparência do município. Os vereadores da cidade fizeram “vista grossa” durante esse período e o caso só veio à tona devido ao problema de saúde de Paulo Márcio.

Prefeito Paulo Márcio morre vítima do coronavírus em Água Doce do Norte

Leia mais

Leia também