Jacqueline Moraes participa da formatura dos cursos profissionalizantes da Casa Abrigo de Cariacica

Compartilhe

Foto: Itamar Freire

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou, nesta sexta-feira (17), da formatura de cursos profissionalizantes da Casa Abrigo “Montanha da Esperança”, em Cariacica. A instituição atende menores em situação de rua ou abandono que se encontram na faixa etária de 12 a 18 anos e oferece formação profissionalizante por meio do Centro de Formação Profissional.

Participaram, pela manhã, 100 formandos e, à tarde, mais 120 alunos de diversos cursos. O ensino é oferecido gratuitamente a cada dois meses com turmas de 30 alunos, nas áreas de informática, lanternagem, pintura de automóveis, panificação e confeitaria, solda, costura, auxiliar administrativo e outros. Além dos abrigados, a Casa Abrigo também realiza atendimento aos jovens da comunidade interessados em se qualificarem.

“A nossa sociedade diferenciou mulheres e homens nas práticas sociais e, depois, supervalorizou os homens. Ao fazer isso, gerou a desigualdade e para desconstruir esse estereótipo temos que agarrar as oportunidades. E hoje, aqui, com essa formatura, cada um de vocês, estão tendo uma nova oportunidade, por meio da capacitação e das oportunidades de emprego”, disse a vice-governadora.

Jacqueline Moraes também falou sobre como aproveitou as oportunidades. “Eu sempre conto a minha história de primeira mulher negra e de periferia a chegar como vice-governadora do Estado destacando que eu tive a oportunidade. Além de saber aproveitar as oportunidades, eu digo a vocês o que eu aprendi com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris: sou a primeira, mas trabalho, criando oportunidades, para eu não ser a única. E hoje aqui, quero pedir que vocês aproveitem bem essa oportunidade e, mais ainda, criem outras oportunidades para que mais pretos e mais mulheres possam ocupar os mais diferentes espaços de liderança seja na política ou nas empresas em todo o Brasil”, afirmou.

A instituição é filial da Casa Dos Menores De Campinas, fundada em 10/08/1998. É reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Municipal, Estadual e também Federal, por meio da matriz em Campinas. Sua principal mantenedora, contudo, é a organização internacional Hope Unlimited for Children, localizada na Califórnia (EUA), que financia também instituições similares na Etiópia. Os recursos para manutenção do trabalho social também são oriundos do recebimento de Emendas Parlamentares, doações de igreja e do empresariado local.

Além da vice-governadora, dos alunos e trabalhadores envolvidos no projeto, também participaram do evento empresários e lideranças religiosas, deputados estaduais e vereadores.

Leia também

Tempo frio: água de nascente congela em parque do Espírito Santo

Um vídeo mostra que o frio congelou a água de uma nascente no Parque Nacional do Caparaó, entre...

Servidores iniciam revitalização do Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza

Servidores da secretaria de Obras da prefeitura de Barra de São Francisco, estão nesta quarta-feira (25) realizando pintura...

Governo repassa quase R$ 200 milhões para o Espírito Santo

  O Governo Federal vai realizar, nos dias 20 e 24 de maio, o repasse de R$ 199,43 milhões...

Suspeito morre em confronto com a polícia no Norte do Espírito Santo

Um suspeito morreu em um confronto com policiais militares na noite desta sexta-feira (20) em Jaguaré, no Norte...

INDICADORES: preço do café arábica sobe nesta quinta-feira (26)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quinta-feira (26) com alta de 1,30% no preço...

Bolsonaro dobra número de viagens em 2022 e acumula eventos com perfil eleitoral

MARIANNA HOLANDA, MATHEUS TEIXEIRA E LUCAS MARCHESINI - BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ao município...

Motociclista morre após bater em bicicleta na BR-101, no Sul do Espírito Santo

  Agnaldo Souza Rocha morreu em acidente na BR-101, em Itapemirim, ES — Foto: Reprodução/redes sociais Um motociclista morreu após...