Jacqueline Moraes apresenta resultados do Agenda Mulher para vereadoras

Foto: Leandro Braga/Vice-Governadoria

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, recebeu, nessa segunda-feira (14), em seu gabinete, no Palácio da Fonte Grande, um grupo de vereadoras da região sul do Estado. A reunião serviu para o alinhamento das pautas relativas às atividades do programa Agenda Mulher na região, com ações para o empoderamento feminino e os desdobramentos em políticas públicas. A agenda faz parte de uma série de encontros da vice-governadora com vereadores de todo o Espírito Santo.

A gerente de projetos da Vice-Governadoria, Maraney Lopes, mostrou como o programa Agenda Mulher empoderou e deu visibilidade às mulheres, por meio do empreendedorismo, oferecendo e customizando cursos que incluem qualificações diversificadas e até mesmo ferramentas emocionais, envolvendo diversas áreas do Governo do Estado e instituições parceiras.

Segundo dados apresentados pela técnica, no ano de 2020, foram desenvolvidos 22 projetos por meio do Agenda Mulher, entre os quais destacam-se: “Elas no Campo e na Pesca”; “Corte de Lovelace”; Parceria Ela Pode/IRME (Instituto Rede Mulher Empreendedora); “Oficinas Pense Grande”; “Delas”, promovido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes); e a parceria da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), no “Qualificar Mulher ES”, que ofereceu diversos cursos de qualificação profissional e teve mais de 8.600 inscritas na modalidade presencial e 25 mil inscritas na modalidade on-line.

A vice-governadora Jacqueline Moraes destacou a importância do Programa Agenda Mulher, que busca construir uma agenda de política sociais que ofereça condições mais igualitárias para as mulheres na sociedade. “Esse nosso trabalho visa a garantir que, além de reafirmar a posição da mulher como essencial para a sociedade em todos os seus âmbitos, que ela possa aprender e aplicar o que aprendeu sobre o empreendedorismo feminino como primeiro passo para que mais e mais mulheres se dediquem a essa atividade e transformem não só a sua realidade, mas também a de muitas pessoas ao seu redor”, disse.

Jacqueline Moraes lembrou para as vereadoras como elas devem colocar-se como exemplo de empoderamento feminino para estimular e incentivar outras mulheres nas regiões onde moram. “É fundamental que nós possamos mostrar que, juntas, podemos avançar muito mais”, enfatizou. Ao mesmo tempo, ela disponibilizou às vereadoras o Programa Agenda Mulher, para ajudar a garantir condições mais igualitárias para as mulheres na sociedade.

Também explicou que as reuniões com vereadoras irão acontecer regularmente e que tomou a decisão de convidá-las por serem elas as interlocutoras com a sociedade. “Precisamos ouvir vocês, as mulheres fortes da política capixaba, para nortearmos nosso trabalho pautado nas demandas femininas”, ressaltou a vice-governadora.

Participaram dessa primeira reunião as vereadoras convidadas Andréia Dalbó, de Conceição do Castelo; Janaína Passolini, de São José do Calçado; Patricia Crizanto, de Vila Velha; Alessandra Paganini Lourencini, de Iconha; Ediana Carla Curitiba, de Iconha, e Gabriela Donateli, também de Iconha.


Leia mais

Leia também