Itália: com necrotério lotado, caminhões transportam caixões para crematórios de outras cidades

Uma imagem impressionante vinda da Itália mostra a seriedade da ameaça do coronavírus: uma longa coluna de caminhões militares carregados com caixões que passou por Borgo Pallazzo, distrito de Bergamo, na noite desta quarta-feira.

Devido ao alto número de mortos, o necrotério na província de Bergamo, a mais afetada na Itália, não consegue mais acomodar o volume de caixões. O único crematório local está ativo 24 horas por dia há mais uma semana, mas, em sua máxima capacidade, consegue incinerar cerca de 25 corpos por dia, e também não consegue dar conta da demanda.

Nesta semana, o prefeito da cidade, Giorgio Gori, emitiu uma ordenança que fechou o cemitério local esta semana pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

Desde terça-feira, a solução para lidar com a emergência tem sido o uso de veículos militares. As vítimas de coronavírus são transportadas para crematórios de outras regiões onde existem municípios que se disponibilizaram para aceitá-los.

Nesta quarta-feira, de acordo com dados oficiais, 93 foram mortos: mas, segundo o prefeito de Bergamo, Giorgio Gori, a contagem  é muito mais alta, porque muitas pessoas morreram com sintomas compatíveis com as do Covid-19, mas antes que testes fossem feitos sobre eles.

Não se sabe quantos caixões os caminhões transportavam, mas a imprensa local falou em cerca de 60.

Agências funerárias não também conseguiam mais gerenciar o serviço: algumas estão fechadas porque os funcionários estão doentes. O município começou a prestar serviço para atender as vítimas.

Com a população mais velha da Europa, a Itália, epicentro da pandemia no continente, a Itália registrou, nesta quarta-feira, 475 mortes em 24 horas, o número mais alto em um país até agora. O total de óbitos na Itália é de 2.978.

Bergamo também suspendeu o atendimento religioso aos infectados após perder 12 padres de 1º de março até esta quarta-feira.

Uma longa fileira de caminhões carregando caixões de vítimas do coronavírus em Bergamo Foto: Reprodução

Leia mais

Prefeitos questionam critérios do Ministério da Saúde de distribuição de recursos de enfrentamento à Covid-19

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) discordou dos critérios que o Ministério da Saúde adotou para transferir R$ 13,8 bilhões para estados e municípios...

Três pacientes de Nova Venécia com coronavírus estão curados

Três pacientes de Nova Venécia que tiveram confirmação...

Ambulância de Barra de São Francisco se envolve em acidente em São Domingos do Norte

O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira, 26, na Rodovia ES 080, no trevo para Águia Branca, quando uma ambulância de Barra de São...

Portaria estabelece medidas obrigatórias de prevenção ao Covid-19 nos setores de comércio e serviços

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), publicou a Portaria nº...

Leia também

ES: Tribunal Regional Eleitoral fará audiência pública entre candidatos a prefeito de Vitória para combater fake news

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo fará uma audiência pública online entre candidatos a prefeito de Vitória para combater fake news. O...

Governo do Rio Grande do Norte propõe parceria com a União para projeto Seridó

O Governo do Rio Grande Norte propôs ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, uma parceria nas obras de implantação do Projeto Seridó, que...

Motociclista fica ferido em acidente no KM 41, entre Nova Venécia e São Mateus

Imagem ilustrativa Um motociclista ficou ferido após sofrer um acidente na manhã desta segunda-feira (28), em Nestor Gomes (KM 41), na zona rural de São...

INDICADORES: Segunda-feira (28) registra alta no boi gordo

A cotação da arroba do boi gordo começou a semana (28) com alta de 1,23% no preço e o produto é negociado a R$...