Israel prepara guerra total com operação terrestre contra Gaza


Israel se prepara para uma guerra total contra os palestinos na Faixa de Gaza, com a invasão terrestre do território.

O comando para iniciar a ofensiva ainda não foi dado, informou o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Jonathan Conricus, nesta quinta-feira (13), informa a Sputnik. 

Enquanto isso, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse ter ligado ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para debater o conflito. “Israel tem o direito de se defender quando há milhares de foguetes sendo lançados contra o seu território”, declarou Biden, expressando esperança de que o conflito termine em breve.

ONU

Tunísia, Noruega e China solicitaram a realização de uma reunião de urgência do Conselho de Segurança da ONU na sexta-feira (14), para discutir a situação na Palestina, informaram fontes diplomáticas nesta quarta-feira (12), segundo a AFP.

A intenção destes países é que a reunião seja pública e conte com a participação de Israel e dos palestinos. O Conselho já realizou duas videoconferências a portas fechadas desde a segunda-feira, nas quais os Estados Unidos – aliado de Israel – se opôs à adoção de uma declaração conjunta que, segundo disse, não “ajudaria a desescalar” a situação.

Netanyahu ameaça 

Netanyahu afirma que responderá com “força cada vez maior” aos ataques de Gaza. Ele comemorou a “eliminação de comandantes superiores do Hamas”, e disse que “isto é apenas o começo”. 

Israel ataca Gaza

Israel ataca Gaza (Foto: HispanTV)

Leia mais

Leia também