De acordo com levantamento feito pelo SiteBarra, entre os dados enviados pela prefeitura municipal de Barra de São Francisco ao Estado, o Irmãos Fernandes é o bairro com mais casos de Coronavírus no município, 36 casos.
Até a manhã deste domingo, 28 de junho de 2020, foram registrados 193 casos de Coronavírus em Barra de São Francisco, incluindo 6 óbitos e 150 curados.
O segundo local com mais casos é o centro da cidade (23 casos) e logo em seguida a Vila Landinha, com 20 casos.
Confirmando a matéria publicada aqui no SiteBarra, de que a Saúde do município não consegue monitorar todos os casos, o quarto local em número de casos, com 19 registros, simplesmente aparece como IGNORADO.
Dos 6 óbitos registrados por Coronavírus, 2 foram em Vila Itaperuna, 1 no Irmãos Fernandes, 1 em Vila Palmares, 1 no centro e 1 na Poranga. O número de óbitos de pessoas do interior representa 66,6%. A taxa de letalidade do vírus em Barra de São Francisco é de 3,11%.
Se somados os números de cinco bairros, IRMÃO FERNANDES (36), CENTRO (23), VILA LANDINHA (20), CAMPO NOVO (17) e COLINA (11), chegamos ao total de 107 casos, que representa mais da metade (55,44%) dos 193 casos confirmados na cidade.
De acordo com relatos de pessoas que tiveram sintomas, o número no município poderia ser maior, porém, a prefeitura estaria evitando fazer testes, para não aumentar o número divulgado, passando a impressão de que o vírus foi controlado na cidade.
Várias pessoas relataram que estiveram no local para tentar fazer o teste, mas foram mandados de volta pra casa, sem fazer o teste, apenas com orientação para ficar em isolamento. Veja aqui
Outra reclamação de moradores é a falta de medicamentos que são receitados para pessoas com sintomas. Um francisquense relatou que procurou a Saúde do município para conseguir o medicamento para a esposa e foi informado que está em falta. Veja aqui
Veja abaixo o informe divulgado diariamente por Gustavo Lacerda, do Programa Mais Saúde.