IPVA: pagamento para placas com final 1 vence nesta quinta no ES. Veja o calendário!

A primeira parcela ou a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos leves que tenham placas terminadas em 1 vence nesta quinta-feira (8).

Inicialmente, os pagamentos deveriam ser feitos a partir de março, mas em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Espírito Santo prorrogou o vencimento por três meses.

A ação faz parte de um pacote de medidas socioeconômicas de enfrentamento aos impactos da pandemia, que foi anunciado pelo Governo do Estado em março deste ano.

“Essa foi uma das alternativas que o governo capixaba encontrou para diminuir os impactos econômicos da pandemia. Com essa prorrogação, acreditamos que os proprietários dos veículos tiveram mais tempo para se organizar financeiramente”, avaliou o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

Quem efetuar o pagamento em cota única até a data do vencimento continuará tendo 5% de desconto. Os proprietários de veículos leves poderão parcelar o IPVA em quatro vezes. Já quem possui veículos pesados poderá dividir o IPVA em duas parcelas.

Usuários de internet banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitá-lo. O contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de sua preferência.

O aplicativo ES na Palma da Mão é uma opção para emitir o documento de arrecadação ou capturar a linha digitável, que poderá ser copiada para qualquer aplicativo dos bancos credenciados para recolhimento do IPVA.

Veja as datas dos pagamentos:


Leia mais

Leia também