Ipem realiza operação de fiscalização de produtos típicos da temporada de festa junina

Compartilhe

O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, realiza operação de fiscalização de produtos típicos mais consumidos no período de festas juninas, durante o mês de junho, em estabelecimentos comerciais na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Os produtos mais fiscalizados na “Operação Festa Junina 2022” são amendoim, milho de pipoca, canjica, vinhos populares, aguardente de cana, goiabadas, canela em pó, farinha de milho, derivados do leite, cravo da índia, sacos de pipoca, além de doces de época.

Foram examinados 173 produtos previamente nos locais de venda e, desses, três apresentaram irregularidades. As empresas autuadas pelo Ipem têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, segundo a Lei Federal Nº 9.933/99. As multas podem variar de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão, de acordo com a reincidência.

O diretor-geral (em exercício) do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo, Sérgio Eduardo Correa Vidigal, frisou que a operação faz parte da programação do órgão, que tem a função de verificar a metrologia dos produtos. “Verificamos quantitativamente o produto, ou seja, se o peso indicado na embalagem corresponde exatamente ao que o consumidor está pagando”, disse Vidigal.

Após a fiscalização em campo, os produtos coletados são examinados em laboratório. Os representantes das marcas dos produtos são convidados a acompanhar todo o processo de análise dos itens verificados, nos laboratórios do Ipem-ES.

O gerente de Pré-Medidos do Ipem, Hallan Fraga, explicou que a operação de fiscalização tem como finalidade garantir a segurança do consumidor para que não seja lesado economicamente. “Se o consumidor adquire um quilo de milho de pipoca, por exemplo, deve levar para casa um quilo do produto”, completou Fraga.

Em caso de dúvidas ou suspeita de irregularidade, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem, por meio do telefone 0800 039 1112, e registrar a reclamação ou denúncia.

Leia também

Prêmio Notícia 2022 será transmitido pelo Notícia Play

  A 9ª edição do Prêmio Notícia, previsto para acontecer dia 06 de agosto, a partir das 20h30, no...

Inverno deste ano deve sofrer influência do La Niña

Período mais frio do ano, o inverno começa hoje (21) às 6h14 no Hemisfério Sul. A expectativa do...

Beyoncé anuncia lançamento de música incluída em ‘Renaissance’; confira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cantora Beyoncé vai lançar uma das músicas de seu novo disco na...

Leilão de Transmissão deve ter maior oferta de investimentos do segmento desde 2019

O maior leilão de transmissão do Governo Federal entre 2019 a 2022 será realizado em 30 de junho,...

Europa isola Kaliningrado e abre nova frente na crise com a Rússia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Frente presumida em quase todos os cenários de uma Terceira Guerra Mundial entre...

Sancionada lei que permite renegociação de dívidas do Fies

Foi sancionado na terça-feira (21/06), o Projeto de Lei de Conversão n° 12, de 2022 (Medida Provisória nº...

Futsal Feminino de Barra de São Francisco está na final dos JEES

As meninas da Seleção Feminina de Futsal de Barra de São Francisco estão na final dos Jogos Escolares...