Internos do sistema prisional participam de cursos de qualificação

A parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) está levando qualificação profissional a internos do sistema prisional.

Nesta semana foram encerradas as aulas da primeira turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltada ao sistema prisional. Ao todo, 22 internos da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV) concluíram o curso de Assistente de Controle de Qualidade, ofertado na própria unidade. A capacitação teve carga horária de 180 horas e apresentou conhecimentos, métodos e ferramentas de qualidade para a melhoria da produtividade e satisfação dos clientes.

Nesta quinta-feira (15), teve início na Penitenciária de Segurança Média 2 o curso de auxiliar de rotinas administrativas.  A formação, com carga horária de 60 horas, conta com a participação de 14 internos da unidade. Ao final do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de auxiliar nas demandas do setor administrativo, contábil e/ou de departamento pessoal.

Outras formações do Pronatec ocorrem em unidades prisionais do Estado. A expectativa da Sejus e da Sectides, é ofertar mais de 1.560 vagas aos apenados até 2023 pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


Leia mais

Leia também