Institutos alertam para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h no Estado

Todas as regiões capixabas estão em nível de atenção por conta da quantidade de chuva, que atingiu vários municípios nas últimas 24 horas. Por isso, um aviso meteorológico especial foi divulgado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta terça-feira (31), com validade até esta quarta (1°).

De acordo com o instituto, o alerta também se deve à permanência de condições favoráveis para a ocorrência de chuvas com intensidade de moderada a forte nas próximas 48 horas. Com isso, as chuvas podem resultar em acumulados expressivos ao longo desse período.

Em um mapa divulgado pelo Incaper que detalha os riscos para cada região, é possível ver que o Estado está dividido entre risco Alto e risco Moderado. No primeiro, está parte do litoral da região Norte, toda a Grande Vitória, parte da Noroeste e a parte litorânea do Sul do Estado, enquanto no segundo, está o restante das regiões.

“Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil através do telefone (27) 3194-3652. Informações sobre alertas vigentes para o Espírito Santo estão disponíveis no www.alerta.es.gov.br , diz o comunicado.

Um segundo alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (31). Segundo o aviso, todos os municípios capixabas podem esperar chuvas intensas, entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h, entre esta terça e quarta-feira (31 e 1°).

Apesar de baixo, existe ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Informações: Tribuna