Instituto Federal do Rio Grande do Sul promove campanha para confecção de batas hospitalares

EPI.jpg

Foto: Governo de Tocantins

Professores e técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ligados aos cursos de moda e vestuário criaram a campanha “Costure em Casa”, para contribuir na confecção de equipamentos de proteção individual (EPIs) têxteis que serão doados para profissionais da saúde.

Pelas redes sociais, a equipe cadastrou voluntários que têm máquinas de costura em casa e com disponibilidade para costurar as batas. Em pouco mais de 24 horas já havia 50 inscritos. Pessoas da comunidade com vontade de ajudar, entre elas, estudantes e egressos dos cursos do IFRS. Cada voluntário receberá em sua casa uma peça piloto, a ficha técnica e os componentes cortados para a confecção de dez batas.

Depois de prontas, as peças serão recolhidas para serem doadas. Apenas no município de Erechim, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha necessita mensalmente de duas mil batas hospitalares, utilizadas por profissionais da saúde.Um grupo de servidores do IFRS está realizando pesquisas e desenvolvendo a parte técnica: molde, protótipo e ficha técnica das vestimentas. Outros elaboraram uma cartilha com instruções para a confecção e estão responsáveis pela logística da entrega dos insumos.

Na última terça-feira (31), as primeiras 138 batas foram cortadas e as peças pilotos foram confeccionadas. A professora Raquel de Campos, coordenadora da iniciativa, explica que o maior problema para a produção dos EPIs têxteis está em encontrar o TNT correto para a confecção das batas hospitalares.

Esses materiais possuem certas normas e propriedades para a proteção dos profissionais. A professora salienta que o tecido utilizado na confecção das batas não é o mesmo TNT utilizado em artesanatos. O material precisa ter filtração bacteriológica, deve ser hidrofóbico e ter gramatura específica para inibir a proliferação de bactérias, criando barreiras contra o vírus.

Devido à elevada procura em todo o País, muitos hospitais estão com dificuldades em encontrar o produto. A campanha solidária entra em uma nova fase de busca, agora por matéria-prima. Se você pode contribuir, entre em contato pelo telefone: (54) 99621-7742.

Com informações do Ministério da Educação

Leia mais

Homem é assassinado com golpes de arma branca e tem crânio esmagado no interior de Conceição da Barra

Um homem, de 37 anos, foi morto, na madrugada desse sábado (26), no bairro São Jorge, na localidade de Braço do Rio, interior de...

Forças Armadas capacitam militares e profissionais de limpeza para desinfectar locais públicos

Mais de 27 mil militares envolvidos na ação. – Foto: MD ...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do país tem tempo quente e seco, nesta quinta-feira (27)

O atuação de uma massa de ar seco provoca tempo firme e ensolarado, mais uma vez, na região Centro-Oeste do país, nesta quinta-feira (27)....

Leia também

Bolinha discute melhorias na segurança pública de Vila Pavão

Antes mesmo de ser assumir de fato o cargo de prefeito, cerimônia que será realizada no dia 1° de janeiro, o prefeito eleito de...

Seleção para cursos técnicos do Ifes terá análise de histórico escolar e sorteio

Instituto divulgou nesta quinta-feira (26) que, devido à pandemia do coronavírus, não haverá provas ou etapas presenciais na seleção de alunos para os cursos...