Instituto emite alerta de queda de temperatura para todo Espírito Santo

Aviso alerta que pode cair até 5º C. Há previsão de geada para a região Serrana do estado.

Geada no Parque Nacional do Caparaó — Foto: Ivan Souza

Geada no Parque Nacional do Caparaó — Foto: Ivan Souza

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para o risco de queda de temperatura para todos os municípios do Espírito Santo.

O aviso alerta para o risco à saúde da queda de até 5º C graus na média de temperatura. A condição pode durar de 3 a 5 dias.

De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a passagem de uma frente fria pelo litoral contribuiu para o aumento das nuvens no estado e a queda da temperatura.

Nesta quarta-feira (30), a previsão é de chuva fraca ao longo do dia. Os ventos sopram de moderada a forte intensidade em função do deslocamento da frente.

A partir de quinta (1º), a frente fria se dissipa, mas ainda há a previsão de baixas temperaturas e geada nas regiões altas do estado.

  • Quarta-feira (30)

Na Grande Vitória, aumento de nuvens e chuva fraca em alguns trechos ao longo do dia. Vento moderado a forte no litoral. Temperatura mínima de 17 °C e máxima de 26 °C.

Na região Sul, aumento de nuvens e chuva fraca em alguns trechos ao longo do dia. Vento moderado a forte no litoral. Temperatura mínima de 10 °C e máxima de 26 °C.

Na região Serrana, aumento de nuvens e chuva fraca em alguns trechos ao longo do dia. Temperatura mínima de 6°C e máxima de 26°C.

Na região Norte, variação de nuvens e chuva fraca em alguns trechos ao longo do dia. Temperatura mínima de 19°C e máxima de 26°C

Na região Noroeste, variação de nuvens e chuva fraca em alguns trechos ao longo do dia. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 27°C.

  • Quinta-feira (1º)

A frente fria se afasta em direção ao oceano e as nuvens começam a diminuir no Espírito Santo. No trecho litorâneo, a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas no início e no fim do dia.

Há risco de formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana. Ventos moderados no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas no litoral norte.

Na Grande Vitória, há variação de nuvens e chuva fraca em alguns trechos no começo e no fim do dia. Vento moderado no litoral. Temperatura mínima de 16 °C e máxima de 26 °C.

Na região Sul, variação de nuvens e chuva fraca apenas no trecho litorâneo no começo e no fim do dia. Vento moderado no litoral. Temperatura mínima de 8 °C e máxima de 28 °C.

Na região Serrana, poucas nuvens, sem expectativa de chuva. Temperatura mínima de 4 °C e máxima de 26 °C.

Na região Norte, poucas nuvens, sem expectativa de chuva. Temperatura mínima de 17 °C e máxima de 25 °C

Na região Noroeste, poucas nuvens, sem expectativa de chuva. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 16 °C e máxima de 26 °C.

  • Sexta-feira (2)

A umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas no início e no fim do dia nas cidades litorâneas. Há risco de formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana. Os ventos sopram com moderada intensidade entre a Grande Vitória e o litoral norte.

Na Grande Vitória, há variação de nuvens e chuva fraca em alguns trechos no começo e no fim do dia. Vento moderado no litoral. Temperatura mínima de 17 °C e máxima de 26 °C.

Na região Sul, variação de nuvens e chuva fraca apenas no trecho litorâneo no começo e no fim do dia. Temperatura mínima de 8 °C e máxima de 27 °C.

Na região Serrana, poucas nuvens, sem expectativa de chuva. Temperatura mínima de 6°C e máxima de 28 °C.

Na região Norte, poucas nuvens, sem expectativa de chuva. Temperatura mínima de 18 °C e máxima de 24 °C.

 


Leia mais

Leia também