INSS amplia prazo para beneficiário apresentar documentação e evitar bloqueio de pagamento

INSS

– Foto:
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu por mais 60 dias o prazo para que beneficiários cumpram exigências junto ao órgão.  A medida visa a preservar benefícios enquanto vigorar o estado de emergência devido à pandemia.  

A proposta beneficia, principalmente, os segurados do INSS que precisam realizar a prova de vida e cumprir outras exigências para manter seus benefícios, como apresentação de declaração de cárcere e CPF, por exemplo. 

A portaria estipula também que os benefícios não sejam negados àqueles que não estão conseguindo autenticar documentos e se apresentar presencialmente, a contar de março deste ano.  

De acordo com a portaria, será enviada carta de exigência para apresentação dos documentos de identificação para os beneficiários com dados cadastrais inconsistentes ou faltantes, identificados pelo Sistema de Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios (SVCBEN) e disponíveis no Painel de Qualidade de Dados do Pagamento de Benefícios (QDBEN).

Os beneficiários convocados poderão apresentar os documentos de identificação por intermédio do canal remoto “Meu INSS” e ficarão dispensados de apresentação de documentos originais para autenticação de suas cópias.

Caso haja dúvida quanto à documentação enviada remotamente, o prazo para o cumprimento da exigência ficará suspenso até o retorno presencial nas agências do INSS.

A medida consta na Portaria 680, publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta-feira (18).  O INSS poderá prorrogar novamente os prazos enquanto durar o estado de emergência devido à pandemia do novo coronavírus.

Para acessar o Meu INSS basta digitar o endereço gov.br/meuinss no seu computador ou instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular gratuitamente.

 

Leia mais

Condenado pela morte do juiz Alexandre Martins é assassinado em Vila Velha

Fernando Reis, conhecido como "Fernando Cabeção", envolvido e condenado pela morte do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, foi assassinado na tarde deste domingo...

‘Não estamos em uma fase de recuperação’, diz secretário de Saúde do Espírito Santo sobre o Coronavírus

Em coletiva de imprensa, Nésio Fernandes disse que algumas regiões e municípios do Estado podem ter estabilização nos números de casos, mas, em outros...

Ipem-ES faz doação de alimentos e produtos de higiene ao município de Dores do Rio Preto

Produtos alimentícios e de higiene foram doados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo...

Governo lança painel com dados sobre isolamento social no Espírito Santo

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (21),...

Leia também

Coronavírus: Aderes entrega cestas básicas para modulistas dos terminais do Transcol

Promovendo ações que possam combater os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo...

Sedurb avança na autuação on-line de processos

A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) registrou, no final de junho, um grande...

Crédito fundiário: 162 famílias foram contempladas em oito meses

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Unidade Técnica...

Doação de sangue: Hemoes e 99 garantem viagens gratuitas até 31 de julho

A parceria do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) com a empresa 99 segue até o dia...