INSS: agências do Espírito Santo têm retorno de sete médicos peritos

 

 

Sete médicos peritos retornaram ao trabalho na manhã desta terça-feira (22) nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Espírito Santo.

A informação foi passada pela assessoria do órgão. Segundo o INSS, quatro peritos voltaram em Vila Velha, dois em Linhares e um em Guarapari.

Ainda de acordo com o INSS, outro médico confirmou o retorno para o turno da tarde em Vitória, com 12 agendamentos previstos.

As agências do INSS começaram a reabrir na semana passada após quase cinco meses fechadas em razão da pandemia de coronavírus. Nesta primeira etapa, as agências atenderão apenas segurados agendados para evitar aglomerações.

O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Nesta primeira etapa de reabertura, segundo o INSS, estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional.

Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuarão sendo feitos remotamente.

Mesmo com o retorno das atividades presenciais, a associação que representa os peritos se recusou a retomar as atividades argumentando que as agências não estão adequadas ao retorno. Nesta segunda (21), a associação iniciou vistorias próprias nas agências.

Uma portaria publicada nesta terça no Diário Oficial da União autoriza a remarcação de perícia médica agendada e não realizada através do telefone 135 do INSS.

De acordo com a medida, a remarcação será permitida “nos casos de não comparecimento do usuário na data agendada ou em que não foi possível a realização do atendimento” na data previamente agendada.

“A perícia médica será remarcada para o local de atendimento inicialmente agendado”, diz o texto.

A portaria esclarece, porém, que a possibilidade de remarcação pela Central 135 não se aplica para as agências que permanecem fechadas ou para as agências que não ofertem serviços de perícia médica, por ocasião da retomada do atendimento presencial.

Na semana passada, após a confusão na reabertura das agências do INSS, o órgão tinha informado que a remarcação da perícia médica seria feita de maneira automática para quem já tinha agendado uma data e não conseguiu o atendimento em razão do não retorno ao trabalho dos peritos.

 

Leia mais

Leia também