Inscrições para mais de 1.300 bolsas integrais de graduação terminam nesta quarta no Espírito Santo • SiteBarra

Inscrições para mais de 1.300 bolsas integrais de graduação terminam nesta quarta no Espírito Santo

 

O Governo do Espírito Santo lançou, na última semana, o edital do Programa Nossa Bolsa 2022, com 1.309 bolsas integrais para graduação.

As inscrições poderão ser feitas até 23h59 desta quarta-feira (12), por meio do site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa.

Os capixabas que já concluíram o ensino médio podem realizar a inscrição em um curso superior com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referentes aos anos de 2019 e 2020.

O edital contou com o investimento de mais de R$ 68 milhões, que serão utilizados no período de até cinco anos, duração estimada dos cursos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Secretaria da Educação.

O processo seletivo do Nossa Bolsa 2022 oferta 1.309 bolsas em 57 cursos de diversas áreas profissionais em 34 instituições de ensino superior, localizadas em 17 municípios.

O secretário de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destacou a inclusão do programa ao Sistema UniversidadES.

“Agora, o Nossa Bolsa passa a integrar o eixo Ensino Superior do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que foi instituído por decreto, com o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de nível técnico e de nível superior, priorizando a educação à distância, além da pesquisa, extensão e a inovação. Este é mais um passo importante para o estado, pois a educação reduz a desigualdade social, oferece mais dignidade aos capixabas, reduz a violência, aumenta a esperança de um futuro melhor e aumenta a chance de novas oportunidades no mercado de trabalho”, disse.

 

O Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública de ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais.

O edital deste ano disponibiliza bolsas integrais, que correspondem a 100% da mensalidade. O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2019 e 2020 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2022 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública localizada no Espírito Santo
  • Ter cursado completamente o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo
  • Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo
  • Ter cursado o ensino médio e/ou curso técnico nas escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo

Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:

  • Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa
  • Já tenham concluído qualquer curso de graduação