Inscrições para 26 mil vagas em cursos on-line e gratuitos do Qualificar ES terminam na quarta-feira

O Programa Qualificar ES está oferecendo 26 mil vagas em cursos on-line gratuitos. São 13 opções de cursos disponíveis, como os de auxiliar administrativo, inglês intermediário e design de sobrancelha.

As inscrições, que começaram no dia 30 de junho, encerram nesta quarta-feira (15) e devem ser feitas no site do Qualificar ES. O edital de seleção já está disponível para consulta no mesmo site.

Desta vez, o programa oferecerá somente cursos on-line, por causa da necessidade de isolamento social como forma de proteção contra a pandemia da Covid-19.

A secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, explicou como a secretaria investiu nos cursos a distância.

“O futuro chegou mais cedo do que a gente esperava. Nós já tínhamos alguns cursos presenciais e on-line, que era nossa forma de atingir todo o estado. Com a pandemia do novo coronavírus, nós verificamos que não podíamos manter os cursos presenciais, para respeitar o isolamento social, e ao mesmo tempo não poderíamos deixar de ofertar os cursos a distância, para dar uma oportunidade do cidadão se qualificar durante a quarentena”, enfatizou.

“Nossa equipe estudou novas abordagens de conteúdo para os cursos já existentes e os novos cursos, que atendessem a essa necessidade que, de repente, apareceu na vida de todo mundo. Nossa preocupação é de, além de ter um conteúdo mais adequado e em maior quantidade, também ser uma atividade mais atraente para o cidadão”, afirmou.

Requisitos

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter idade mínima de 16 anos, acesso à internet e noções básicas de informática e navegação na internet.

Cada pessoa pode se inscrever em dois cursos e a seleção será realizada pela ordem de inscrição no site. O resultado será divulgado no dia 29 de julho também no site do Qualificar ES.

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do programa, por meio de videoaulas, apostilas digitais e tarefas.

As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos aprovados no curso recebem certificação.

Reformulação

Além de ter as videoaulas remodeladas, com mais dinamismo e maior quantidade de conteúdo por módulo, as apostilas desses cursos também foram planejadas para oferecerem fácil leitura, especialmente para aqueles que fazem os cursos pelo celular.

Outra novidade é o retorno das tutorias on-line, que permite que os alunos recebam uma mediação pedagógica constante enquanto estudam.

Leia mais

Coronavírus: governo do ES mantém fechamento do comércio até 19 de abril

As restrições impostas ao funcionamento do comércio no Espírito Santo por causa do novo coronavírus (Covid-19) foram mantidas pelo governo do estado até, pelo...

Artesão de Água Doce do Norte produz facas e canivetes

A arte da cutelaria consiste na transformação do aço em faca. É uma das artes mais antigas que ainda continua em atividade. Muitas pessoas valorizam...

Alagoinhas (BA) agora faz parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

A cidade de Alagoinhas (BA) se uniu a outros 7 municípios da Bahia no combate às desigualdades raciais. A cidade agora faz parte do...

PEC dos Fundos Públicos está pronta para ser votada pelo Senado

A proposta de Emenda à Constituição 187/2019, conhecida como PEC dos Fundos Públicos, está pronta para ser votada pelo Senado. O documento, aguarda apenas...

Leia também

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País

Palavras do Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior. Foto: Carolina Antunes/PR O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira...

Eleições 2020: A disputa nas terras do garimpo de minérios

A extração de minério pelo Brasil gera uma enorme quantia de recursos para a região de onde os diversos tipos de minerais são garimpados....

Ministério da Saúde libera recursos para 77 municípios

O Ministério da Saúde repassou R$ 21,3 milhões para 77 municípios reforçarem o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. Entre os objetivos do...

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência

Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência...