Inscrições abertas para 1.760 vagas em cursos presenciais do Qualificar ES

Compartilhe

Começam nesta terça-feira (12) as inscrições para 1.760 vagas em cursos presenciais de qualificação profissional do Programa Qualificar ES, ofertado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).

A oferta está dividida em dois editais: um voltado para o público geral e outro com oportunidades exclusivas para mulheres. São 19 novos municípios capixabas contemplados. Com isso, o programa passa a atender, na modalidade presencial, um total de 60 cidades.

As inscrições já podem ser feitas no site www.qualificar.es.gov.br e seguem até o dia 25 de abril. É necessário ler as orientações contidas nos editais e preencher corretamente o formulário de cadastro e de inscrição on-line. Em ambos os editais, são permitidas duas inscrições por CPF em dois cursos distintos e em turnos diferentes.

O edital SECTIDES Nº 007/2022 dispõe sobre 1.440 vagas destinadas ao público geral. Já no edital SECTIDES Nº 008/2022 são ofertadas 320 vagas exclusivas para mulheres, numa parceria com o Programa Agenda Mulher, coordenado pela Vice-Governadoria do Estado.

Para concorrer a uma das vagas destinadas ao público geral é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, residir no município onde o curso será realizado e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Para os cursos da área de saúde, a idade mínima é de 18 anos. Já para as oportunidades do edital SECTIDES Nº 008/2022 (Agenda Mulher), além dos requisitos acima, é necessário ser do sexo feminino.

A classificação é realizada de acordo com a ordem de inscrição até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno. Para efeito de seleção, serão considerados, prioritariamente, os residentes nos bairros estabelecidos nos Anexos A dos editais. As vagas não preenchidas pelos classificados do bairro prioritário poderão ser preenchidas por candidatos dos bairros do entorno. Os demais candidatos serão considerados suplentes, desde que não tenham sido eliminados.

Os dias, horários e locais de realização das aulas, além das cargas horárias, variam de acordo com cada curso, devendo, portanto, serem consultados no edital de interesse. As relações de candidatos classificados e suplentes serão divulgadas no site www.qualificar.es.gov.br no dia 05 de maio.

No encerramento das atividades, as pessoas que concluírem cursos práticos dos eixos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas recebem ainda um kit empreendedor com produtos para subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos na área de formação, visando a fomentar o empreendedorismo.

Confira a íntegra dos editais:

Edital SECTIDES Nº 007/2022 – PRESENCIAL GERAL

Edital SECTIDES Nº 008/2022 – PRESENCIAL MULHER

 

Leia também

ES: criminosos debocham de vítimas de assalto em lanchonete: ‘só isso de dinheiro’

Um vídeo de câmeras de segurança flagrou o momento em que dois assaltantes renderam funcionários de uma lanchonete...

Beach tenista Denise Porto é a convidada do Sem Censura desta segunda

O programa Sem Censura desta segunda-feira (23) recebe a vice-presidente da Federação Brasiliense de Tênis e Beach Tennis,...

Prefeitura conclui construção de calçada em frente a prédio abandonado no centro de Barra de São Francisco

A Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços e Limpeza Pública concluiu...

Acidente com caminhonete na rodovia que liga Nova Venécia a Vila Pavão

  Um acidente envolvendo uma caminhonete foi registrado na tarde desta quarta-feira, dia 25, na BR 342, que liga...

Tentando embalar no Brasileiro, Fluminense visita o Fortaleza

O Fluminense visita o Fortaleza, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (22) no estádio do...

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 100 milhões

O concurso 2.484 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (25) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São...

Capixaba tem ilustração compartilhada por Madonna

A rainha do pop, Madonna, 63, compartilhou uma ilustração em que uma foto dela ganhou os traços coloridos...

Policiais civis de Jaguaré e Vila Valério prendem suspeito de intimidar funcionários de lavoura

As equipes das Delegacias de Polícia de Jaguaré e Vila Valério, durante Escala Operacional (Iseo), realizada nessa terça-feira (25), prenderam,...