Inova HFA desenvolve ações para dar mais agilidade e qualidade ao atendimento médico

HFA

– Foto:
HFA/Divulgação

Um projeto inovador e revolucionário na área da saúde. É o Inova HFA, lançado esta semana. Desenvolvido pelo Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, com a parceria dos Ministérios da Saúde; e da Ciência, Tecnologia e Inovações, pretende incentivar e acelerar o desenvolvimento de tecnologias médicas.

A ideia é desenvolver práticas que contam com o uso da inteligência artificial, para levar agilidade e qualidade no atendimento ao paciente. O projeto está sendo implantado na capital federal. Nesta primeira fase, o Hospital das Forças Armadas funcionaria como uma espécie de laboratório para testar ideias novas, digitais e inteligentes na área da saúde. A partir do momento que os projetos tivessem a eficácia comprovada, seriam expandidos e replicados para o restante do país.

O Inova HFA vai contar com iniciativas inovadoras e tecnológicas de universidades e startups, empresas que possuem uma proposta de negócio inovadora e com grande potencial de crescimento.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participou do lançamento do projeto nesta segunda-feira (22) e explicou que os equipamentos são baseados em pesquisa, voltados para aplicações direta na saúde, seja desde o tratamento, até o acompanhamento do paciente.

“São, também, equipamentos para facilitar a vida dos médicos, do corpo médico como um todo, dos profissionais que trabalham nos hospitais e até a própria manutenção do hospital. Eu digo isso em termos de energia renovável e outras possibilidades que nós temos para reduzir custos, melhorar a eficiência dentro do hospital”, disse

 Algumas dessas iniciativas já estão sendo testadas pelo projeto Inova. E o maior desafio, atualmente, é ajudar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O Hospital das Forças Armadas está avaliando um sistema de inteligência artificial, um robô, conhecido como Laura, que monitora pacientes internados e ajuda a equipe médica a antecipar sinais de piora clínica de doentes.  

“É uma ferramenta para os médicos que ficam monitorando o resultado dos pacientes, e, assim que o sistema detecta algum tipo de tendência a agravamento de situação, ele já avisa aos médicos para que eles tomem providências”, disse o ministro.

Segundo ele, a ideia é que, além do robô Laura, existam no país outros tipos de equipamentos usando a inteligência artificial, para auxiliar os profissionais de saúde no cuidado ao paciente.

“As aplicações de ciência e tecnologia para a área de saúde são primordiais para o país. Através de um convênio como esse, a gente tem o desenvolvimento dessas soluções em conjunto com o hospital, em conjunto com os médicos, em conjunto com a gestão do hospital, o que, pra gente, traz o sentido prático do uso da pesquisa e do desenvolvimento das soluções para o país”, disse Marcos Pontes.

Outro trabalho que está sendo desenvolvido pelo Inova, é o atendimento via telemedicina. Nesse cenário, o usuário poderá ser atendido 24 horas por dia, sete dias por semana, no Brasil ou no exterior, diretamente do tablet, celular ou computador. O objetivo é evitar que o paciente se desloque até uma unidade de saúde em busca de atendimento, evitando qualquer tipo de exposição e contaminação, em especial neste momento de pandemia.

 

 

Leia mais

Prefeita de São Gabriel da Palha testa positivo para o novo coronavírus

A prefeita do município de São Gabriel da...

Menor é preso em flagrante portando arma e drogas em bairro de Colatina

Um revólver calibre 38, 13 munições, 68 buchas...

Pagamento da 2ª parcela do auxílio de R$ 600 começará na 2ª-feira

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães,...

Richarlison concorre a homenagem na Calçada da Fama

As 15 personalidades do esporte que vão participar da votação popular para definir os cinco atletas que serão homenageadas este ano na Calçada da...

Leia também

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País

Palavras do Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior. Foto: Carolina Antunes/PR O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira...

Eleições 2020: A disputa nas terras do garimpo de minérios

A extração de minério pelo Brasil gera uma enorme quantia de recursos para a região de onde os diversos tipos de minerais são garimpados....

Ministério da Saúde libera recursos para 77 municípios

O Ministério da Saúde repassou R$ 21,3 milhões para 77 municípios reforçarem o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. Entre os objetivos do...

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência

Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência...