Indicadores econômicos do Espírito Santo estão disponíveis em painel dinâmico

Foto: Reprodução YouTube

Os indicadores e séries históricas com dados sobre a Indústria, Comércio, Serviços e Inflação no Espírito Santo agora estão disponíveis em um painel dinâmico e interativo, lançado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em evento on-line, nessa quinta-feira (20).

O painel apresenta uma base de dados sintética de pesquisas mensais já acompanhadas pelo IJSN, tendo como fonte o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados podem ser filtrados e dispostos de modo personalizado. Os filtros permitem acesso: a comparativos com outras Unidades da Federação (UF’s), consulta por mês (a partir de julho de 2017), três bases de comparação (interanual, acumulado no ano e acumulado em 12 meses), dados da indústria geral, dos seus subsetores (Indústrias Extrativa e de Transformação) e segmentos, receita nominal e volume de serviços e de vendas no comércio e comércio varejista ampliado, índice geral de inflação e sua decomposição setorial.

“Entendemos a necessidade de tornar a informação mais acessível a toda a sociedade. A intenção é sintetizar essas pesquisas que antes eram publicadas na forma de resenhas de conjuntura mensais, e consolidar todos os indicadores num painel interativo, facilitando ao usuário acessar e interagir com as informações”, explicou o coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, o economista Antônio Ricardo Freislebem da Rocha.

O diretor-presidente do IJSN, Daniel Cerqueira, realizou a abertura do evento. “Ficamos ainda mais gratos em apresentarmos um trabalho desta qualidade no momento em que vivemos, com impactos em perdas de vida e também na nossa economia. Trata-se de um trabalho científico de excelência para que possamos analisar a economia e propor políticas que vão gerar melhorias no emprego, na renda e, em última instância, na qualidade de vida da população capixaba”, destacou.

No painel é possível acompanhar o impacto da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), medida a partir de fevereiro de 2020 (com ajustes sazonais), nesses setores da economia capixaba.

“O comércio foi um setor que sofreu muito com a pandemia, mas tem mostrado uma recuperação rápida, principalmente o segmento de alimentação. Já o setor de serviços, aparentemente, demandará um pouco mais de tempo para se recuperar da pandemia”, avaliou Antônio Ricardo Freislebem da Rocha.

Esta é mais uma entrega do Núcleo de Estudos Econômicos (NEE) do Observatório Covid-19, que tem por objetivo o acompanhamento de indicadores e os impactos da pandemia, de modo a subsidiar a resposta dos setores público e privado e amenizar os impactos sofridos pela economia capixaba em virtude da doença.

Os trabalhos do NEE subsidiam ainda as atividades do Centro de Comando e Controle (CCC), do qual o IJSN faz parte. O CCC é composto por técnicos de diversas áreas do Governo do Estado do Espírito Santo e foi criado para operacionalizar as demandas referentes à Covid-19 no Estado.

“As informações produzidas auxiliam no planejamento e na tomada de decisão. São análises, aprimoramentos de políticas públicas e medidas mitigadoras para minimizarmos os impactos econômicos da pandemia”, concluiu o diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira.

Acesse o Painel de Indicadores Econômicos do ES

Inscreva-se no canal do IJSN no YouTube e participe dos Seminários #IJSN45Anos

 

Leia mais

INDICADORES: Boi gordo continua em alta nesta terça (25)

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (25) com alta de 0,09% no preço e o produto é negociado a R$...

Rombo da Previdência de Minas Gerais aumenta 8%, de acordo com Secretaria de Fazenda do estado

Entre janeiro e maio deste ano, o déficit previdenciário de servidores de Minas Gerais somou R$ 6,580 bilhões. Segundo a Secretaria de Fazenda do...

Governo do Estado anuncia novas medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, liderou...

Apesar do COVID-19, Petrobras demite; TRT do Espírito Santo barra

Marcelo Auler Em plena crise do coronavírus, quando o país tenta manter empregos e rendas para que os trabalhadores possam garantir a subsistência da família...

Leia também

Motorista que aparece em vídeos fazendo manobra perigosa é filho da dona do carro

Homem tem 36 anos, mora com a mãe, está desempregado e recebendo auxílio emergencial. Imagens mostram o motorista fazendo a manobra conhecida como 'cavalo...

Capixaba viraliza na internet após fazer embaixadinha com pote de gel; veja o vídeo

Mateus é auxiliar de farmácia e foi flagrado pelas câmeras de videomonitoramento no momento em que "salvava" um pote de gel que caiu do...

Espírito Santo chega a 3.485 mortes e 118.218 curados com 128.265 casos confirmados de Covid-19

O Espírito Santo registrou, até esta quinta-feira (24), 3.485 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 128.265. O índice de letalidade...

Data dos desfiles do carnaval de Vitória será definida em reunião no próximo dia 15

"Os presidentes das escolas capixabas querem fazer carnaval, mas não sabemos se será em fevereiro ou se precisará ser em outra data", declarou o...