Incaper recebe veículo cedido pelo Ministério da Agricultura

Os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ganharam reforço. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cedeu uma van para o Instituto. O veículo será disponibilizado para o transporte de pessoas na Fazenda Experimental de Sooretama, no norte do Estado.

Para o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Incaper, Renato Taques, o veículo chega em boa hora. “A van será utilizada para o transporte das nossas equipes de auxiliares rurais, fazendo o percurso entre Linhares e Sooretama com mais conforto e segurança. Atualmente o transporte dos servidores da Fazenda Experimental de Sooretama é realizado com veículos de passeio, e com um custo de operacional maior para o Incaper”, disse.

Ainda segundo Taques, todos os cuidados estão sendo adotados para evitar a disseminação do novo Coronavírus (Covid-19). “Nossas fazendas experimentais estão operando em regime de escala de revezamento. Devido à implantação da escala, a lotação dos  veículos de transporte não é superior a 50% da sua capacidade. Além disso, os veículos do Incaper realizam o deslocamento com os vidros abertos, e são higienizados diariamente”, acrescentou o pesquisador do Incaper.

Para o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, a parceria com o Mapa é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar do Espírito Santo. “O Mapa sempre esteve sensível às questões envolvendo os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural que o Incaper desenvolve. Isso traz resultados que beneficiam toda a sociedade. Este veículo chega no início da colheita de café nas nossas fazendas, num momento delicado de pandemia. Isso mostra que a parceria entre Incaper e Mapa é mais sólida, mais firme e mais solidária”, afirmou.

Já o superintendente federal do Mapa no Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa, concorda que a parceria fortalece a agricultura no Estado e que isso faz a diferença, especialmente neste momento de crise. “A pesquisa agrícola é importante, o atendimento ao agricultor é importante. O Incaper fez a solicitação, o pedido foi analisado e dei o parecer positivo porque compreendemos a importância que este veículo tem para os trabalhos do Incaper. Sempre que pudermos contribuir de forma legal, estaremos à disposição”, complementou.

Texto: Juliana Esteves

Leia mais

Governo do Estado dá Ordem de Serviço para reforma de escola em Vitória nesta quarta (10)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realiza, nesta quarta-feira (10), a...

Governo publica regras que tratam das relações de consumo das áreas de turismo e cultura

Foto: Arquivo Mtur Os setores de turismo e cultura têm sofrido forte impacto pela pandemia do coronavírus. Segundo entidades...

Ponto Belo registra primeiro óbito por Covid-19

Após ser um o último município do Espírito...

Leia também

Homem morre após cair de parapente no ES

Um homem morreu depois de cair de um...

Acidente na rodovia que liga Nova Venécia a Vila Pavão deixa feridos

Um grave acidente foi registrado na tarde deste...

Auxílio de R$600: Próximos pagamentos serão automáticos para quem já tem o benefício

Após o anúncio da prorrogação das parcelas do...

Polícia apreende moto clonada também em Barra de São Francisco

No último sábado, 11 de julho de 2020, policiais de Barra de São Francisco avistaram uma motocicleta NXR 160 BROS estacionada de maneira irregular...