Incaper realiza workshop sobre cultura de tecidos com alunos de curso técnico

Compartilhe

Alunos do curso técnico em Agropecuária da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Profª Aldy Soares Merçon, de Conceição do Castelo, participaram do “Workshop de Biotecnologia: A cultura de tecidos vegetais e o seu potencial para agricultura”. O evento foi organizado pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Serrano do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela coordenação do curso técnico.

O workshop aconteceu nos dias 25 e 27 de março, com o objetivo de apresentar o potencial e técnicas utilizadas pela cultura de tecidos vegetais para produções agrícolas de importância para o Espírito Santo, como morango, abacaxi, banana e alho. A Cultura de Tecidos e Células Vegetais é um conjunto de ferramentas biotecnológicas que permite a propagação vegetativa in vitro, com a formação de indivíduos geneticamente idênticos à planta matriz.

Entre as ferramentas utilizadas na cultura de tecidos, a micropropagação tem apresentado importância cada vez maior na propagação comercial mundial de várias espécies de plantas, devido às suas inúmeras vantagens, como a alta taxa de multiplicação. As mudas micropropagadas, além de produzidas em número ilimitado, têm uniformidade no tamanho e desenvolvimento, além de serem isentas de doenças e pragas. Esse tipo de cultura de tecidos também possibilita o armazenamento em longo prazo dessas plantas, o que facilita o intercâmbio e/ou programas de melhoramento genético, conforme explicou a pesquisadora do Incaper, Mirian Piassi.

A programação do workshop contou com a palestra no dia 25 do último mês, com o tema “Cultura de tecidos e células vegetais”, ministrada pela pesquisadora. Ela falou sobre a importância da cultura de tecidos, as técnicas utilizadas e as aplicações na agricultura.

“Os alunos participaram em um primeiro momento de uma abordagem teórica em sala de aula, em Conceição do Castelo, em que foram discutidos os conceitos e a potencialidade das técnicas de cultura de tecidos e células vegetais, e, de um segundo momento, onde foram convidados à prática, realizando a manipulação asséptica do material vegetal e instrumentos em câmara de fluxo laminar do Laboratório de Cultura de Tecidos e Células Vegetais do CPDI Serrano”, destacou Mirian Piassi.

No domingo (27), os alunos do curso visitaram o laboratório de cultura de tecidos vegetais no CPDI Serrano, localizado na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, em Domingos Martins. Na ocasião, os estudantes conheceram e tiveram aulas práticas de rotina do laboratório. Em seguida, tiveram prática em casa de vegetação e no campo.

A pesquisadora do Incaper e coordenadora do curso técnico em Agropecuária da EEEFM Profª Aldy Soares Merçon, Andréa Costa, destacou que o workshop deu aos alunos a oportunidade de conhecer a realidade do ambiente de trabalho em diferentes ambientes, como laboratório, campo e casa de vegetação.

“Essa prática é importante na capacitação dos alunos, pois é quando eles vivenciam a realidade encontrada no dia a dia, conseguindo compreender melhor as atividades agrícolas da região. É também o momento em que eles ligam os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a realidade do campo e conseguem interagir com as mais diferentes situações”, disse a pesquisadora.

Texto: Andreia Ferreira

Leia também

Morador de Barra de São Francisco é assassinado a tiros em Rondônia

Um homem identificado como Idolino Rocha, de 62 anos, foi assassinado a tiros em uma vila de apartamentos...

Brasil fica em 2º lugar geral em medalhas em olimpíadas estudantis

Encerrada ontem (22), em Normandia, na França, as olimpíadas escolares ISF Gymnasiade 2022 tiveram participação histórica da delegação...

COVID-19: Brasil registra tendência de alta nos casos

Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) revelam que o Brasil pode estar passando por um novo...

MG: Seis cidades mineiras atingidas por desastres receberão R$ 852,1 mil

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta sexta-feira (20), o repasse de...

Medicamentos em falta: o que fazer se seu remédio ‘sumir’ das prateleiras

Relatos de desabastecimento em farmácias foram registrados recentemente em 18 estados e no DF. Entenda quais são as...

Etapa dos Jogos Escolares em Barra de São Francisco foi um sucesso!!! Confira as fotos (05)

Confira na galeria de fotos quem marcou presença na Etapa Regional dos Jogos Escolares em Barra de São...

Etapa dos Jogos Escolares em Barra de São Francisco foi um sucesso!!! Confira as fotos (04)

Confira na galeria de fotos quem marcou presença na Etapa Regional dos Jogos Escolares em Barra de São...

FGTS: nascidos em agosto e setembro podem fazer o saque extraordinário nesta semana

Ao longo desta semana, mais um grupo de trabalhadores terá o direito de realizar o saque extraordinário do...