Incaper participa das reflexões levantadas no Dia Meteorológico Mundial

Compartilhe

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por realizar atividades voltadas ao meio rural do Espírito Santo, intimamente ligadas ao tempo e o clima, observa as reflexões do Dia Meteorológico Mundial, destacando a importância do seu serviço de meteorologia para a sociedade.

Nesse ano especialmente, o Dia Mundial da Água e o Dia Meteorológico Mundial, celebrados respectivamente nos dias 22 e 23 de março, compartilham do mesmo tema: “Clima e Água”. O foco é nas ações coordenadas de manejo sustentável do clima e dos recursos hídricos, por que são estreitamente conectados entre si. Ambos estão nas metas globais dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

De acordo com o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas, “sentimos os efeitos das mudanças climáticas principalmente através da água: mais inundações, mais secas, mais poluição”.

Ao demonstrar preocupação com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), ele ainda destaca: “assim como os vírus, esses choques climáticos relacionados à água não respeitam fronteiras naturais”.

“Nos últimos anos, o capixaba tem sido afetado com episódios de extremos climáticos, associados pelo excesso ou pela falta de chuva, além de períodos de calor excessivo. Vale ressaltar as chuvas extremas ocorridas no ano de 2013, o processo de estiagem ocorrido entre os anos de 2014-2017, a ocorrência das chuvas intensas no Espírito Santo neste último verão (2019/2020), que afetou diretamente 22 municípios capixabas”, destacou o coordenador de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.

De acordo com o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado, o Instituto vem executando ações de pesquisa, assistência técnica e extensão rural que visam mitigar os efeitos dos extremos climáticos para as culturas de importância econômica, ambiental e social do Espírito Santo. Essas ações servem como uma importante ferramenta para o enfrentamento das adversidades climáticas, transformando o meio rural em um ambiente mais resiliente.

Dia especial

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), fundada em 23 de março de 1950, completa neste ano o seu 70° aniversário. É a entidade sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873. Trata-se de uma agência das Nações Unidas (ONU), que tem como missão apoiar países do mundo a prover serviços meteorológicos e hidrológicos, protegendo a vida e propriedades de desastres naturais relacionados ao tempo, ao clima e à água, para salvaguardar o meio ambiente, e para contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Texto: Hugo Ramos

Leia também

Secretário acompanha de perto atendimento odontológico para população do distrito de Santo Antônio

O secretário de Saúde da prefeitura de Barra de São Francisco, Elcimar de Souza Alves acompanhou de perto,...

Cotama apreende armas, munições e efetua a prisão de duas pessoas em Santa Maria de Jetibá

Cotama apreende armas, munições e efetua a prisão de duas pessoas em Santa Maria de Jetibá

Equipe de Barra de São Francisco participa de Seminário de Práticas Exitosas o Proeti, em Vitória

Uma equipe da Secretaria de Educação da Prefeitura de Barra de São Francisco está participando nesta quarta-feira, 29,...

Preço da soja caiu nesta quinta-feira (7)

A saca de 60 quilos de soja começou esta quinta-feira (7) em baixa de 0,43% no preço e...

Motorista perde controle da direção e carro cai em espaço do Trailer do Gugu

Um veículo caiu no terrono onde fica o Trailler do Gugu, no centro de Barra de São Francisco....

Nova Venécia FC estreia dia 21 de janeiro no Capixabão 2024, contra o Rio Branco de Venda Nova do Imigrante

O Capixabão 2024 está chegando e agora os torcedores podem se programar para assistir aos jogos. Na tarde...

Assembleia vai fazer audiência pública em busca de soluções para seca em distrito de Pinheiros

  Buscar soluções para o problema da seca, que já dura cerca de quatro meses, sem chuvas regulares, e...

Preço da soja apresenta elevação nesta sexta-feira (1°)

A saca de 60 quilos de soja está cotada, nesta sexta-feira (1°), a R$ 136,39. O produto registra...