Incaper e Seag apresentam variedade de café conilon ‘Conquista ES8152’ em Mantenópolis

Compartilhe

 

Na ocasião, foram distribuídos 230 quilos de sementes da cultivar para os agricultores familiares.

A variedade de café conilon “Conquista ES8152’ foi apresentada aos cafeicultores de Mantenópolis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O evento aconteceu, nesta quinta-feira (18), e teve a participação de diversos cafeicultores do município do noroeste capixaba. Na ocasião, foram distribuídos 230 quilos de sementes da cultivar para os agricultores familiares.

A cultivar Conquista, propagada por semente, se adapta aos ambientes quentes do Espírito Santo e suporta bem as altas temperaturas e a insolação. A planta é vigorosa, mais tolerante à seca e apresenta moderada resistência à ferrugem, principal doença do café. O tamanho do grão é de médio a grande e apresenta qualidade de bebida superior. De acordo com o diretor-presidente do Incaper em exercício, Abraão Carlos Verdin, cada quilo de semente dá para fazer em média 2.500 mudas. Com a quantidade distribuída, é possível fazer o total de 575.000 mudas da variedade Conquista, para que os produtores efetivem o plantio em seus viveiros e depois usem as mudas para plantio.

“Os cafeicultores capixabas buscavam por um material, variedade de café conilon mais resistente à seca, com boa produtividade e boa qualidade. A cultivar Conquista veio para atender a esses anseios, sendo um resultado de anos de trabalho e pesquisas do Incaper. Nosso objetivo é esse, proporcionar tecnologia e promover um trabalho com maior qualidade para os agricultores familiares. Por isso, estamos apresentando a cultivar em Mantenópolis para levar um café que se adapta melhor às condições do município”, destacou Verdin.

“O município de Mantenópolis tem uma agricultura pujante, principalmente quando o assunto é café. Hoje os produtores estão recebendo a variedade Conquista, propagada por semente, uma variedade lançada pelo Incaper em 2019 e que hoje já colhe bons frutos. Estamos constantemente avançando na qualidade do setor cafeeiro, e sem dúvidas, o Incaper vem desempenhando um papel fundamental na transferência dessas tecnologias para melhorar a vida do homem e da mulher do campo”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

Na oportunidade, também foi entregue para a Prefeitura Municipal de Mantenópolis uma picape Fiat Strada zero km no valor de R$ 50 mil, fruto de emenda parlamentar, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Seag.

Os cafeicultores de Mantenópolis tinham uma grande demanda pela cultivar melhorada de café conilon, cerca de 300 quilos, no ano passado, conforme disse o coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Mantenópolis, Rodrigo Fernandes. Por não exigir grande necessidade de irrigação, a Conquista se adapta muito bem às condições do município, fazendo com que a demanda crescesse ainda mais.

“Em conjunto com a diretoria do Incaper, decidimos relançar a variedade aos cafeicultores de Mantenópolis por ter essa grande procura. O município tem um clima mais seco e frio e na nossa região essa cultivar mais forte tem um grande potencial de produção. Mantenópolis tem localidades mais montanhosas e altas, o que dificulta levar a irrigação para a lavoura de café. Na nossa região chove menos e o recurso hídrico está mais escasso. A Conquista traz o benefício de ser mais resistente à seca e faz com que os cafeicultores gastem menos com a irrigação”, explicou Fernandes.

As informações técnicas sobre a cultivar Conquista de café conilon estão disponíveis no folder elaborado pelo Incaper em 2019, ano em que a variedade foi lançada. A publicação está disponível na Biblioteca Rui Tendinha.

Texto: Andreia Ferreira / Foto: Cláudio Costa/Seag

Leia também

INDICADORES: Preço do boi gordo tem alta nesta terça-feira (2)

A cotação da arroba do boi gordo começou a terça-feira (2) com alta de 0,29% e o produto...

Homem é morto a tiros em Guarapari

Um homem de 34 anos foi morto a tiros, na noite deste domingo (31), em Guarapari, na Grande...

Renata Andrade é a nova Secretária de Saúde de Ecoporanga

Acabou o mistério. Após muitos comentários sobre quem assumiria a Secretária Municipal de Saúde de Ecoporanga com a...

Nódulo no pescoço e rouquidão: quando suspeitar de câncer de tireoide?

Você conhece alguém que tem nódulo de tireoide? E você sabe quando deve suspeitar de câncer de tireoide...

Manato escolhe empresário do Comércio Exterior como candidato a vice

  O candidato ao Governo do Espírito Santo Carlos Manato (PL), segundo colocado nas pesquisas de opinião, vai concorrer...

Feira de gastronomia e artesanato em Barra de São Francisco incentiva a economia solidária

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o artesanato e a culinária uma boa opção é comparecer aos...

Pastor batista é aclamado ao trocar sermão por discurso contra injustiça social, preconceito e violência contra minorias

A congregação, no templo lotado, aplaudiu em pé o pastor Usiel Carneiro de Souza, da Igreja Batista da...

Homologado pelo PSB, Casagrande busca apoio do Republicanos e União Brasil à sua reeleição

O governador Renato Casagrande (PSB) disse na manhã deste domingo (31/07) que já está buscando apoio à sua...