Incaper anuncia novidades para ampliação de crédito rural

O anúncio de novidades e o reforço do trabalho estão entre as ações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para a ampliação de crédito rural aos agricultores. Entre as novidades estão a nova parceria firmada para oferta de crédito pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), e um incentivo para a elaboração de projetos a fim de promover maior acesso ao crédito. 

O diretor-presidente do Instituto, Antônio Machado; a diretora técnica Sheila Posse; o diretor administrativo Cleber Guerra; e a gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural do Incaper, Jaqueline Sanz, se reuniram de forma on-line com os coordenadores dos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR), a fim de traçar novas estratégias e alinhar os trabalhos a serem desenvolvidos. 

Para acesso ao crédito rural, o agricultor deve apresentar um projeto que aborde o investimento a ser feito. O crédito contempla duas modalidades que são: investimento e custeio. O Incaper realiza o trabalho e auxilia na elaboração do projeto traçando as diretrizes e necessidades do agricultor, com posterior acompanhamento da implantação.

“Nosso objetivo é que o Incaper esteja ainda mais próximo do agricultor, observando de perto as necessidades para a elaboração de um projeto exemplar de crédito rural”, disse Antônio Machado.

Uma novidade destacada na reunião foi o incentivo criado para a elaboração de projetos de crédito rural. O produtor realiza um pagamento ao Incaper pelos serviços prestados e esse valor será dividido em três partes, sendo 35% para o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do município do agricultor, 10% para o CRDR e o restante será destinado à Diretoria do Instituto. 

“Esse recurso poderá ser investido na compra de equipamentos diversos para garantir uma melhor estrutura e melhora no desenvolvimento do trabalho de nossos técnicos”, afirmou Sheila Posse.

O agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper e engenheiro agrônomo João Marcos dos Santos Júnior, que também participou da reunião com a diretoria, destacou o novo convênio com o Banestes como uma soma ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste na oferta e ampliação de crédito aos produtores rurais capixabas.

Texto: Andreia Ferreira

Leia mais

Fiocruz e UFMG desenvolvem teste Elisa para novo coronavírus

Pesquisadora em bancada do CT Vacinas, onde o teste baseado no método Elisa foi desenvolvido. ...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste do país tem aberto, nesta segunda-feira (20)

A região Sudeste do país tem previsão de tempo aberto, ar seco e temperaturas mais altas, nesta segunda-feira (20). Há chance de chuva fraca...

Suspeitos caem de moto durante fuga em Mantenópolis; veículo foi apreendido

Na noite deste domingo (16), policiais militares do 11º Batalhão apreenderam motocicleta com restrição de furto/roubo no município de Mantenópolis. Durante patrulhamento no distrito de...

ES: vítima perde R$ 100 mil em golpe de falso leilão

Ao menos quatro pessoas foram vítimas do golpe no município. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic). Por Ariele Rui, TV...

Leia também

Fim de semana com prisões e apreensões em Guarapari

Neste fim de semana, policiais militares do 10º...

Jadilson Marvila será o vice prefeito na chapa encabeçada por Samuel Zuqui em Piúma

Após confirmar sua candidatura pelo PSDB, o ex-prefeito...

Autoescola não será obrigatória para conseguir a CNH; VEJA

A medida consta no Projeto de Lei 4474/20,...