Incaper anuncia novidades para ampliação de crédito rural

O anúncio de novidades e o reforço do trabalho estão entre as ações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para a ampliação de crédito rural aos agricultores. Entre as novidades estão a nova parceria firmada para oferta de crédito pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), e um incentivo para a elaboração de projetos a fim de promover maior acesso ao crédito. 

O diretor-presidente do Instituto, Antônio Machado; a diretora técnica Sheila Posse; o diretor administrativo Cleber Guerra; e a gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural do Incaper, Jaqueline Sanz, se reuniram de forma on-line com os coordenadores dos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR), a fim de traçar novas estratégias e alinhar os trabalhos a serem desenvolvidos. 

Para acesso ao crédito rural, o agricultor deve apresentar um projeto que aborde o investimento a ser feito. O crédito contempla duas modalidades que são: investimento e custeio. O Incaper realiza o trabalho e auxilia na elaboração do projeto traçando as diretrizes e necessidades do agricultor, com posterior acompanhamento da implantação.

“Nosso objetivo é que o Incaper esteja ainda mais próximo do agricultor, observando de perto as necessidades para a elaboração de um projeto exemplar de crédito rural”, disse Antônio Machado.

Uma novidade destacada na reunião foi o incentivo criado para a elaboração de projetos de crédito rural. O produtor realiza um pagamento ao Incaper pelos serviços prestados e esse valor será dividido em três partes, sendo 35% para o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do município do agricultor, 10% para o CRDR e o restante será destinado à Diretoria do Instituto. 

“Esse recurso poderá ser investido na compra de equipamentos diversos para garantir uma melhor estrutura e melhora no desenvolvimento do trabalho de nossos técnicos”, afirmou Sheila Posse.

O agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper e engenheiro agrônomo João Marcos dos Santos Júnior, que também participou da reunião com a diretoria, destacou o novo convênio com o Banestes como uma soma ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste na oferta e ampliação de crédito aos produtores rurais capixabas.

Texto: Andreia Ferreira

Leia mais

Mais de 400 famílias esperam há 10 anos por casas em São Mateus, no Espírito Santo

Famílias da cidade de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, já esperam há mais de 10 anos pela entrega das casas do conjunto...

Firmino explica sua saída da disputa eleitoral em Barra de São Francisco

O policial militar Marcelo Firmino explicou sua saída da disputa eleitoral em Barra de São Francisco. Como divulgado pelo SiteBarra na segunda-feira, Firmino teve certidão...

Veja quem poderá receber o adicional de R$1.200 do auxílio emergencial

A  prorrogação do auxílio emergencial está confirmada. O...

Governo inaugura obras e assina ordens de serviço em Domingos Martins nesta quinta (16)

O Governo do Estado inaugura, nesta quinta-feira (16), as obras de recuperação de trecho da rodovia...

Leia também

Portaria destina mais recursos para habilitação de leitos de UTI para Covid-19

O Ministério da Saúde irá destinar recursos aos estados e municípios para habilitar leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e manter as ações...

Banestes participa da campanha Feirão On-line do SPC

O Banestes participa, durante...

Fiocruz produzirá vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford

O Brasil está cada vez mais perto de uma resposta sobre a distribuição de uma vacina contra a Covid-19, em larga escala. Nesta semana,...