Inaugurado Centro de Operações Espaciais em Brasília

Inaugurado Centro de Operações Especiais em Brasília

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participou da inauguração do Centro de Operações Especiais
– Foto:
Alan Santos/PR

O Centro de Operações Espaciais Principal, inaugurado nesta terça-feira (23) em Brasília, passará a ser sede do centro de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Por meio dele, será possível garantir o funcionamento e a operação de todos os serviços prestados pelo SGDC.

“Esse centro vai ajudar não só a controlar esse satélite, mas também outros satélites geoestacionários e de órbita baixa pra tantas operações que a gente tem”, disse o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, durante inauguração que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O Centro, chamado de Cope, também é referência nacional e internacional pela complexidade e modernidade das instalações. Possui o padrão Tier 4, que é a certificação máxima de segurança em ambientes de missão crítica.

O Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, monitorado por engenheiros da Telebras e militares das Forças Armadas, completou, recentemente, três anos no espaço. O satélite foi importante para ampliação de programa de internet de banda larga no país. Como informou a Telebras, o Brasil fechou o ano de 2019 com 11 mil pontos de banda larga instalados e 3 milhões de alunos conectados em todo o País, promovendo inclusão social e digital.

Além de beneficiar a sociedade civil, com a conexão de internet banda larga, esse satélite também apoia atividades desenvolvidas por militares e outras instituições governamentais. O equipamento provê, por exemplo, comunicações seguras em todo o território nacional, alcançando, por exemplo, navios da Marinha nos oceanos Atlântico e Pacífico e tropas do Exército nos Pelotões de Fronteiras.

O Cope também opera satélites remotos que apoiam as Forças Armadas e outros órgãos governamentais. Entre as ações mais recentes estão a Operação Verde Brasil, de combate a focos de incêndio e controle de desmatamento na Amazônia; e a Operação Amazônia Azul, na localização de manchas de óleo no oceano.

“A gente vê quanto um sinal de um satélite é importante para levar informação, controlar nossas fronteiras, melhorar a nossa agricultura, nosso meio ambiente, a Marinha com toda a necessidade gigantesca em nosso litoral. Satélites são essenciais para um país”, acrescentou Marcos Pontes.

Além desse centro em Brasília, inaugurado nesta terça-feira, existe outro no Rio de Janeiro, que funciona como centro secundário desde 2019.

Leia mais

Boa Esperança tem 1º caso suspeito de coronavírus

O município de Boa Esperança acaba de registrar...

ES pode chegar a mil mortes por Covid-19 em junho, diz secretário de Saúde

Um dia depois do Espírito Santo superar 500 mortos...

O FIM DE SEMANA NA MANSÃO DOS MEUS SONHOS

A família Guerra esta radicada em Mantenópolis desde o inicio do século passado. Vitalino Guerra ali chegou e aprofundou raízes, local onde permaneceu até...

Rogério Cafeu morre após capotar com trator no interior de Vila Valério

Um homem morreu na tarde desta terça-feira (10/03/2020),...

Leia também

Inaugurada em Ecoporanga nova Casa de Passagem para acolher crianças e adolescentes

O município de Ecoporanga ganhou um novo espaço de amparo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e abandono, a nova Casa...

Jesus pede respeito ao Flu na final da Taça Rio

Após a vitória por 2 x 0 sobre o Volta Redonda, no Maracanã, pela semifinal da Taça Rio, na tarde deste domingo, 5, o técnico...

Colatina chega a 40 mortes por coronavírus e tem quase 2 mil casos confirmados

O município de Colatina, localizado no Noroeste do Estado, chegou neste domingo (5) a sua 40ª morte por conta da Covid-19, doença causada pelo...

Assessoria de Casagrande diz que responsável por postar vídeo de festa já foi identificado

Video, que, segundo o governo, é de 2017, foi publicado nas redes sociais como se fosse atual. No Twitter, Casagrande disse que responsáveis serão...