Inaugurada em Ecoporanga nova Casa de Passagem para acolher crianças e adolescentes

O município de Ecoporanga ganhou um novo espaço de amparo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e abandono, a nova Casa de Passagem, que receberá o nome de Casa de Acolhimento Ana Francisca da Silva. O local, inaugurado na manhã de sexta-feira, 03 de julho, pelo prefeito Elias Dal’Col, fica localizado no bairro Divino Espírito Santo, onde foram investidos R$ 868.197,48, uma obra do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Ecoporanga, que foram pagos com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – FUNCOP.

A solenidade contou com a presença da primeira dama Rosângela Souza, do vice-prefeito Rogério Paulino, do presidente da Câmara Municipal, vereador Greidismar Lopes, e os vereadores Jeffinho Dal’Col, Nélio Quedevez e Tinin Caetano, representantes da Promotoria de Justiça da cidade, a secretária de Assistência Social, Vanusa Bispo, e demais secretário municipais.

Entusiasmado, o prefeito Elias Dal’Col parabenizou toda equipe e afirmou que o município tem uma dívida histórica na cidade em relação as políticas públicas para crianças e adolescentes. “Há alguns anos vínhamos lutando para entregar o novo espaço, com equipamentos e móveis que pudessem garantir conforto e segurança para as crianças. E hoje, com muito esforço de nossa gestão, e com a parceria com o Governo do Estado, conseguimos concluir a obra e entregar a nova Casa de Acolhimento”, disse Elias.

Segundo a secretária de Assistência Social, Vanusa Bispo, essa modalidade de acolhimento é de fundamental importância, haja vista que, a Casa de Acolhimento serve como um lar provisório para crianças e adolescentes que têm seus direitos violados. “O local serve para cuidar de crianças e adolescentes que são afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. O afastamento da criança ou do adolescente da família deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de grave risco à sua integridade física e/ou psíquica”, explicou Vanusa.

HOMENAGEM

A nova Casa de Passagem vai levar o nome da ex-conselheira municipal de Assistência Social, Ana Francisca da Silva, que faleceu em 2019. Ela deixou um importante legado na defesa de políticas públicas voltadas para a assistência social e em defesa da criança e do adolescente.

A Prefeitura de Ecoporanga ressalta que as pessoas que estiveram presente no evento tomaram todas as medidas de prevenção ao coronavírus, além do uso de máscara e álcool gel 70%.

Para evitar aglomerações, a equipe de assessores da Prefeitura de Ecoporanga realizou uma transmissão ao vivo, na página da Prefeitura, no Facebook, para que a população acompanhasse a inauguração desta importante obra para a comunidade.

Por Ramon Gava

Leia mais

Computador poderá reconhecer pacientes infectados pelo novo coronavírus

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes),...

Eleições 2020: José e Maria são os nomes mais comuns entre os candidatos

José e Maria. Não é apenas na Bíblia que os nomes dos pais de Jesus têm grande destaque. Assim como em 2016, são os...

Previsão é de sol para o fim de semana no Espírito Santo

O tempo segue estável em todo Espírito Santo. A sexta-feira (9) têm predomínio de sol e não...

Leia também

Patrocinador do Flamengo paga até R$ 100 por apostas em classificação do time na Libertadores

O Flamengo iniciou na última terça-feira (24), o mata-mata em defesa do título da Copa Libertadores da América diante do Racing. Após empate por...

Equipe de transição escolhida por Marcos Guerra inicia os trabalhos em Jaguaré

O prefeito de Jaguaré, Rogério Feitani, por meio do decreto 192/2020, nomeou na última quinta-feira (19), a equipe de transição de mandato do atual...