Inauguração da Praça Central de Barra de São Francisco será nesta terça-feira • SiteBarra

Inauguração da Praça Central de Barra de São Francisco será nesta terça-feira

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD), estará inaugurando nesta terça-feira (21), às 19 horas, praça Arlindo Pinto da Costa, no centro da cidade e a decoração de Natal ao lado da praça.

No final de semana que se passou e início desta semana funcionários trabalharam para lavar e deixar o local pronto para a comunidade.

A praça passou a se chamar Arlindo Pinto da Costa, em homenagem ao ex-serventuário da Justiça falecido no dia 16 de abril de 2018. Até então a praça se chamava senador capixaba Atílio Vivácqua.

A lei, já aprovada e sancionada pelo prefeito Envialdo dos Anjos, reverencia um homem, definido pelo próprio Enivaldo dos Anjos como. “Um grande homem que Barra de São Francisco admirava, respeitava e contava sempre com sua ajuda. Arlindo, era um homem inteligente, educado, amigo, fiel e muito competente. Bom orador e respeitado, honesto e cumpridor da palavra”.

Arlindo Pinto da Costa, morreu após lutar vários anos com problemas renais, tendo sido inclusive transplantado.

A inauguração da praça é revestida de grande simbologia, pois, há 32 anos, também no final de seu primeiro ano de governo, Enivaldo dos Anjos entregava a nova praça, projetada pelo renomado arquiteto Gregório Repsold, à população de Barra de São Francisco.

E o local acabou se transformando em símbolo de sua primeira gestão no comando do município.

A revitalização da praça começou em meados de 2020, com previsão de conclusão em cinco meses ao custo de R$ 944.367,08, ainda na gestão do ex-prefeito Alencar Marim.

Entretanto, o impacto da pandemia de Covid provocou atrasos e a empreiteira não conseguiu entregar a obra no prazo previsto. No início deste ano, a construtora pede um reajuste do valor do contrato e o prefeito Enivaldo dos Anjos entrou em negociação. Agora, finalmente, a obra está pronta.

“Depois de praticamente dois anos de muito sofrimento com essa questão da pandemia, vamos poder fazer uma festa à altura do que merece a nossa população e marcá-la com a inauguração da praça. É um projeto moderno, elaborado pelo arquiteto que fez o projeto original, e que permitirá uma completa integração e interação das pessoas de todas as classes, com uma atenção especial para os mais jovens, que terão uma quadra para a prática de esportes”, disse Enivaldo.

Nos últimos anos, esse espaço público privilegiado, que deveria servir de congraçamento da população, acabou totalmente degradado e foi abandonado pela população.

Com a revitalização, Barra de São Francisco volta a ser orgulhar de seu marco zero. “Foi em torno da praça que a cidade cresceu e o município se desenvolveu”, observou Enivaldo.

Todas essas ações fazem parte de um plano para alegrar o Natal e o Fim de Ano da população. No dia 4 de dezembro será criado o “Trono do Papai Noel Robertinho” para que as crianças possam, todos os dias, tirar fotos com o “bom velhinho”, em três horários diferentes, que serão divulgados na entrega do trono.