Inauguração da clínica de hemodiálise emociona a todos os presentes; próxima será uma clínica oncológica

Compartilhe

A inauguração da clínica Med.Álise, na manhã deste sábado, 2, em Barra de São Francisco, com a presença do governador Renato Casagrande, foi marcada pela emoção: Da Edilene, filha de dona Maura Maria de Paula, a dona Maura Cirilo, que faleceu em um acidente quando retornava de uma sessão de hemodiálise em Colatina, do prefeito Enivaldo dos Anjos, do governador Renato Casagrande, do ex-prefeito Alencar Marim, da família proprietária da clínica, Josi, Isabeli  e Eugênio Lopes e do público em geral.

Mas, a emoção ainda maior ficou por conta do anúncio de mais uma clínica importante para a cidade e região. As empresárias paulistas já asseguraram ao prefeito Enivaldo dos Anjos que vão investir ainda mais, com a implantação de um serviço de tomografia e também de uma clínica oncológica, para tratamento de pacientes com câncer.

A nova clínica deverá ser construída ao lado da Med.Álise, levando ao bairro Irmãos Fernandes um polo avançado de tratamento de saúde para todo o noroeste do Estado.

Durante a solenidade, a primeira pessoa convidada a se manifestar foi Edilene Cirilo, filha de dona Maura Cirilo que, emocionada falou sobre o desejo da mãe em ter essa clínica no município. “Estamos com o coração transbordando de alegria pela homenagem à nossa mãe, que não pode estar aqui, mas que desejava ter uma clínica de hemodiálise em Barra de São Francisco, não só por ela, mas por todos que precisam do serviço e têm que se deslocar três vezes por semana para fora do município”, destacou.

Em seguida a médica nefrologista Alice Pignaton, que falou da importância da nova clínica para o Espírito Santo, por trazer mais conforto e segurança para os pacientes renais da região noroeste capixaba.

O prefeito de Água Doce do Norte, Abraão Lincon, parabenizou em seu discurso, a família Lopes pelo empreendimento e assegurou que os pacientes de Água doce do Norte serão todos transferidos para a Med.Álise.

“Vamos ganhar muito, em tempo, conforto e segurança para nossos cidadãos e, temos que agradecer a família Lopes, mas também ao prefeito Enivaldo dos Anjos e ao governador Renato Casagrande, por não medirem esforços para que o serviço fosse implantado. Nosso governador é um grande exemplo de homem público, leva obras e serviços para todos os municípios do Estado, independente de posição política, por isso, vamos trabalhar dia e noite pela sua reeleição”, disse.

Outro prefeito presente, Herminio Hespanhol de Mantenópolis, também falou sobre o sofrimento dos pacientes de hemodiálise de seu município que precisam se deslocar até Colatina para fazer tratamento.

“Com a implantação da clínica a vida dos nossos pacientes vai melhorar muito, temos que agradecer à família Lopes e ao nosso prefeito amigo Enivaldo dos Anjos, e, claro, ao nosso governador, Renato Casagrande pelo apoio a essa obra”.

O ex-prefeito Alencar Marim, que muito pouco conseguiu fazer, teceu muitos elogios ao seu sucessor, Enivaldo dos Anjos e ao governador. “Enivaldo é um prefeito muito competente, que tem feito uma administração avançada, e às vezes, é incompreendido agora, mas, com certeza, será muito elogiado no futuro pelo que está fazendo pelo município. O governador também é um homem humilde e de grande competência, que está em todos os municípios do Estado, anunciando obras e novos serviços para a população”, disse Marim.

O acidente que ceifou a vida de dona Maura Cirilo também foi lembrado por ele: “Estamos fechando um ciclo. Em 2019, ainda na minha administração uma fatalidade ceifou a vida de dona Maura e, mesmo antes desse acidente já vínhamos trabalhando para trazer essa clínica para o município. Então, hoje, temos a felicidade de participar da inauguração da clínica e parabenizamos a família Lopes, em particular a Josi, que acreditou em nós e veio para cá implantar um serviço de primeira linha”.

O deputado federal Neucimar Fraga também destacou a importância do trabalho de Enivaldo, do governador Renato Casagrande, e lembrou que cuidar de gente e cuidar de pessoas é mais importante do que as obras de concreto.

Ele salientou ainda que, no seu mandado, já destinou mais de R$ 13 milhões para a saúde em diversos municípios da região noroeste do Estado.

O prefeito Enivaldo dos Anjos, começou a sua fala lembrando que a clínica não é uma obra pública, “mas é uma obra à qual, nós de Barra de São Francisco e região devemos a essa família, que teve coragem de sair de São Paulo e vir investir em Barra de São Francisco.”

Dos Anjos elogiou muito o seu antecessor, Alencar Marim por ter iniciado a obra. “Politicamente essa obra é do prefeito Alencar, mas quero destacar também o Márcio Fernandes (Márcio Madeira), que investiu na construção do imóvel para abrigar a clínica. Fez o que muitos empresários não fazem, que é investir na cidade.”

“O que garante o investimento aqui é o poder público, que vai comprar o serviço. O governador foi enfático em dizer, eu apoio e nós vamos garantir o funcionamento, por isso, temos que reconhecer a visão de povo que o governador tem, sua capacidade de gestão e sua humildade. É por isso que peço a todos os francisquenses que nos apoiam, que nos ajudem a reeleger o governador ainda no primeiro turno.”

O governador Renato Casagrande, que veio a Barra de São Francisco especialmente para a inauguração da clínica, lembrou que, na sua atual gestão, já multiplicou por três o credenciamento e compra de serviços de saúde, facilitando o atendimento aos pacientes em todo o Estado.

“Quero cumprimentar a família Lopes pelo empreendimento e informar que o credenciamento da clínica está em andamento e os procedimentos para começar a prestação de serviços serão rápidos. Nosso sonho é aproximar os serviços de saúde das pessoas e temos feito isso com muita satisfação”, disse.

A empresária Isabeli Lopes, uma das administradoras da clínica, disse que o momento é de festa, mas não foi um caminho fácil. “Temos que agradecer a todos que nos apoiaram e estão apoiando, para que chegássemos a este momento.”

Por fim a empresária Josi Lopes e seu filho Eugênio deram as boas-vindas a todos.

Após o discurso de Josi, a comitiva seguiu para a porta principal da clínica, para o tradicional descerramento da fita de inauguração e a visitação às dependências da Med.Álise.

“Viemos para Barra de São Francisco porque acreditamos muito no potencial da região, detectamos essa necessidade, então decidimos investir na construção desse centro de hemodiálise. Gostaríamos de agradecer muito ao prefeito Enivaldo dos Anjos, ao ex-prefeito Alencar Marim e ao Márcio Madeiras, que apoiaram o projeto desde o início, ao governador Renato Casagrande, que nos prometeu todo apoio e a todos que contribuíram para que essa clínica se tornasse realidade”, disse a empresária, que fez questão de nominar várias outras pessoas que participaram da implantação da clínica.

Como funciona a hemodiálise

Josi explica que no processo de hemodiálise a máquina basicamente faz a filtragem do sangue que deveria ser feita por esse órgão e uma das partes do processo envolve a passagem do sangue por uma máquina com água. “A osmose é feita por filtros especiais que tiram as impurezas da água utilizada no processo de filtragem do sangue do paciente.”

“Nossa osmose utiliza os equipamentos mais modernos do mercado. Nós, inclusive já iniciamos com sistema de Osmose Duplo passo de filtragem da água. Nosso gasto com água é enorme e precisaremos ativar um poço artesiano, já que a água tratada, para nós, tem um custo duplo, que é a taxa de tratamento de esgoto. Com a água do poço artesiano, precisaremos fazer uma dupla filtragem, para retirar os minerais da água, que precisa ser extremamente purificada. Até mesmo resíduos de elementos como alumínio, fluoreto, cobre e zinco, comumente deixados pelo tratamento tradicional da água, podem gerar muitos efeitos colaterais nos pacientes renais.”

Para tratar a água, o processo de osmose passa a água de um lado para o outro do equipamento através da membrana. Essa, por sua vez, retém as impurezas e poluentes, deixando a água completamente pura para o procedimento de hemodiálise.

Prefeito de Barra de São Francisco informou que a família Lopes, já tem planos para uma clinica de tratamento do câncer em Barra de São Francisco.

Leia também

Maiores mineradoras investem em aumento de capacidade e melhoria da produtividade

As 200 Maiores Empresas de Mineração responderam por quase 92% do valor total da Produção Mineral Brasileira em...

Equipes venecianas pedalam 120 quilômetros até o monumento do Buda, em Ibiraçu

  As equipes Elefante Bike Clube e Bike e Saúde percorreram 120 quilômetros, em um pedal que teve início...

Amarok é roubada no interior de Boa Esperança

Uma caminhonete foi roubada na tarde desta quarta-feira, dia 10, no Patrimônio Bela Vista, em Boa Esperança. Segundo a...

Manato escolhe empresário do Comércio Exterior como candidato a vice

  O candidato ao Governo do Espírito Santo Carlos Manato (PL), segundo colocado nas pesquisas de opinião, vai concorrer...

Defesa Civil de Jaguaré emite alerta para período de estiagem

  O inverno este ano tem sido marcado por um período de estiagem e seca no norte do Espírito...

FCO tem alta de mais de 25% nas contratações em 2022

Empreendedores urbanos e produtores rurais da Região Centro-Oeste contrataram R$ 3,85 bilhões por meio do Fundo Constitucional de...

‘Caixaça Econômica’: ideia de capixaba ‘bomba’ nas redes sociais

    Fachada da distribuidora de bebidas com a placa "Caixaça Econômica" — Foto: Fernando Madeira/Rede Gazeta É difícil encontrar algo...

Parceria garante calçamento rural no Córrego do Itá

O Governo do Estado, através do Departamento de Edificações e de Rodovias – DER-ES, publicou nesta sexta-feira, dia...