Iema divulga selecionados para Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou o resultado da seleção para o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC). Os selecionados irão atuar nos Parques Estaduais Pedra Azul, em Domingos Martins, e Forno Grande, em Castelo. O voluntário apoia as unidades de conservação por um período com atividades que envolvem o atendimento ao público, comunicação, educação ambiental e proteção. 

Foram quatro selecionados para o Forno Grande e três para Pedra Azul. Há ainda uma lista de suplentes, caso haja desistência ou qualquer outra impossibilidade de participação dos primeiros selecionados. Os voluntários serão convocados via e-mail para apresentação de documentos: CPF/RG, Termo de Adesão, apólice de seguro ou Termo de Responsabilidade e Assunção de Risco. As atividades serão desenvolvidas de 1º a 19 de fevereiro, com carga horária recomendada de 30 horas semanais.

O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício ou remuneração, conforme a Lei 9.608/98 e IN 06/14, do Iema. Os voluntários recebem, como contrapartida das unidades de conservação, benefícios necessários para a permanência no local de trabalho, como alojamento em quarto individual, uso de cozinha completa com equipamentos e utensílios, computadores com acesso à internet, wifi e empréstimo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), quando necessário.

Além disso, os voluntários recebem capacitação sobre as unidades de conservação e atividades que serão realizadas. Há também a emissão de um certificado com carga horária e atividades realizadas. Devido à pandemia, os voluntários deverão seguir os protocolos de saúde, como uso de máscaras, higienização de mãos e objetivos, manter distância e não compartilhar objetos.

Serviço:

Lista de selecionados

Edital

 

Mais informações pelo e-mail pvuciema@gmail.com ou (27) 3636-2571.

Leia mais

Leia também