Idosos se aglomeram para conseguir 2ª dose de CoronaVac e cidades do Espírito Santo têm registro de confusão

Idosos que já passaram do prazo para receber a segunda dose de Coronavac se aglomeraram em unidades de saúde de municípios do Espírito Santo, nesta terça-feira (11), na busca de completar o esquema da vacina.

A corrida para as unidades de saúde aconteceu após o desabastecimento de CoronaVac no Brasil por falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Isso comprometeu a distribuição das segundas doses em todo território brasileiro, inclusive no Espírito Santo, onde falta vacina ao menos para 87 mil capixabas que já deveriam ter recebido a segunda dose do imunizante.

No último sábado (8), uma remessa com apenas 20 mil doses chegou ao estado e foi distribuída aos municípios. São por essas doses que os idosos se aglomeraram.

Em São Mateus, no Norte do estado, um grupo foi até a frente da catedral da cidade para receber o imunizante e houve registro de aglomeração. O prefeito da cidade, Daniel Santana (PSDB), esteve no local e tentou organizar uma fila. No entanto, a tentativa foi mal sucedida e os moradores reclamaram da falta de organização.

Em Irupi, no Sul, a aglomeração no posto de saúde começou por volta de 22h de segunda-feira. O município tinha apenas 25 doses disponíveis e não há previsão de novos recebimentos.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, a confusão aconteceu porque uma pessoa distribuiu, por conta própria, senhas falsas para a vacinação. A secretaria fez um Boletim de Ocorrência e disse que uma funcionária distribuiu corretamente as senhas.

No Espírito Santo, mais de 728 mil pessoas receberam a primeira dose e 270.540 receberam a segunda dose. Ao todo, o estado já recebeu mais de 1,4 milhão de doses de vacinas contra o coronavírus.

Apesar dessa marca, menos de 7% dos capixabas tiveram as duas doses das vacinas contra o coronavírus.

A procura pela vacina em todo o estado é grande. Nessa segunda, as 1.600 vagas de agendamento abertas em Cariacica, na Grande Vitória, para a vacinação de pessoas que estão com a segunda dose da Coronavac vencida acabaram em menos de 10 minutos.

“Temos cerca de três milhões de pessoas elegíveis para a vacina no estado. Estamos caminhando para mais de um milhão de doses aplicadas. Vai depender da disponibilidade de vacinas para a gente saber quando vai ser possível aplicar vacinas em pessoas que não pertencem a um grupo prioritário”, explicou o subsecretário de vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Até a última sexta-feira (7), a Secretaria de Saúde informou que 87 mil deveriam tomar a segunda dose da vacina Coronavac, mas que o estado não possuía vacinas para a aplicação. No sábado (8), chegou no estado uma remessa com 20 mil doses e não há previsão de novos envios de Coronavac ao Espírito Santo.

 

Idosos se aglomeram em busca da segunda dose da Coronavac em São Mateus, ES

Idosos se aglomeram em busca da segunda dose da Coronavac em São Mateus, ES

 

Idosos se aglomeram em busca da segunda dose da Coronavac em Irupi, ES

Idosos se aglomeram em busca da segunda dose da Coronavac em Irupi, ES


Leia mais

Leia também