Idosos se aglomeram para conseguir 2° dose da Coronavac e cidades do ES têm registro de confusão

Idosos se aglomeram em busca da segunda dose da Coronavac em São Mateus, ES

Idosos que já passaram do prazo para receber a segunda dose de Coronavac se aglomeraram em unidades de saúde de municípios do Espírito Santo, nesta terça-feira (11), na busca de completar o esquema da vacina.

A corrida para as unidades de saúde aconteceu após o desabastecimento de CoronaVac no Brasil por falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Isso comprometeu a distribuição das segundas doses em todo território brasileiro, inclusive no Espírito Santo, onde falta vacina ao menos para 87 mil capixabas que já deveriam ter recebido a segunda dose do imunizante.

No último sábado (8), uma remessa com apenas 20 mil doses chegou ao estado e foi distribuída aos municípios. São por essas doses que os idosos se aglomeraram.

Em São Mateus, no Norte do estado, um grupo foi até a frente da catedral da cidade para receber o imunizante e houve registro de aglomeração. O prefeito da cidade, Daniel Santana (PSDB), esteve no local e tentou organizar uma fila. No entanto, a tentativa foi mal sucedida e os moradores reclamaram da falta de organização.

Em Irupi, no Sul, a aglomeração no posto de saúde começou por volta de 22h de segunda-feira. O município tinha apenas 25 doses disponíveis e não há previsão de novos recebimentos.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, a confusão aconteceu porque uma pessoa distribuiu, por conta própria, senhas falsas para a vacinação. A secretaria fez um Boletim de Ocorrência e disse que uma funcionária distribuiu corretamente as senhas.

Vacinação

No Espírito Santo, mais de 728 mil pessoas receberam a primeira dose e 270.540 receberam a segunda dose. Ao todo, o estado já recebeu mais de 1,4 milhão de doses de vacinas contra o coronavírus.

Apesar dessa marca, menos de 7% dos capixabas tiveram as duas doses das vacinas contra o coronavírus.

A procura pela vacina em todo o estado é grande. Nessa segunda, as 1.600 vagas de agendamento abertas em Cariacica, na Grande Vitória, para a vacinação de pessoas que estão com a segunda dose da Coronavac vencida acabaram em menos de 10 minutos.

“Temos cerca de três milhões de pessoas elegíveis para a vacina no estado. Estamos caminhando para mais de um milhão de doses aplicadas. Vai depender da disponibilidade de vacinas para a gente saber quando vai ser possível aplicar vacinas em pessoas que não pertencem a um grupo prioritário”, explicou o subsecretário de vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Até a última sexta-feira (7), a Secretaria de Saúde informou que 87 mil deveriam tomar a segunda dose da vacina Coronavac, mas que o estado não possuía vacinas para a aplicação. No sábado (8), chegou no estado uma remessa com 20 mil doses e não há previsão de novos envios de Coronavac ao Espírito Santo.

Informações: G1


Leia mais

A Notícia: 32 anos de história

Leia também