Idosos esperam 12 horas na fila da vacina contra Covid em Guarapari

Dezenas de idosos com idade entre 75 e 79 anos enfrentaram problemas para conseguir tomar a vacina da Covid-19 em Guarapari, nesta quarta-feira (18). Alguns veículos chegaram a passar mais de 12h na fila do no sistema drive-trhu para garantir a dose do imunizante.

O sistema de imunização no Complexo Esportivo “Maurice Santos”, no bairro Muquiçaba, começou às 6h, com a distribuição de 550 senhas, mas já tinha morador na fila às 18h de quarta-feira (17) — ou seja, 12 horas de espera.

“Isso é uma falta de humanidade! Cheguei aqui às 18h para conseguir uma senha para minha sogra de 76 anos. Havia idosos com muletas”, conta a pedagoga Bruna Souza, de 33 anos.

A aposentada Maria Rodrigues Machado, de 77 anos, relatou que chegou na fila às 18h de quarta-feira (17). “Da outra vez nós esperamos por horas também, mas eu não consegui. Dessa vez estamos entre os primeiros da fila e se Deus quiser vai dar tudo certo”, disse.

Essa é a segunda vez que a Maria Rodrigues tenta garantir a vacinação. Ela também esteve entre os idosos que retornaram para casa sem receber a vacina no dia 11 de março.

Já a aposentada Ioner Salerno, de 76, reprova esse sistema de sistema drive-trhu para garantir a dose do imunizante contra a Covid-19. “Isso é elitismo! E quem não tem carro? Ontem mesmo uma amiga minha me disse que não vai tomar a vacina porque não tem carro para vir aqui”, afirmou.

Ao lado do Complexo Esportivo “Maurice Santos”, alguns moradores a pé formaram uma fila. Seu Vitório Vagner e a dona Maria José da Silva, por exemplo, chegaram por volta de 4h da manhã desta quinta (18) Ao lado do Complexo Esportivo “Maurice Santos”, alguns moradores a pé formaram uma fila. Seu Vitório Vagner e a dona Maria José da Silva, por exemplo, chegaram por volta de 4h da manhã desta quinta (18). Eles disseram que não sabiam que a vacinação seria exclusiva para quem fosse de carro.

De acordo com a divulgação da Prefeitura de Guarapari, a vacinação realizada hoje atenderia exclusivamente pelo sistema drive-trhu e segue até este sábado (20), nos mesmos moldes.

Prefeitura responde

Por nota, a prefeitura de Guarapari reforçou que disponibilizou 550 fichas de aplicação de vacina contra covid às 6 horas e que, por este motivo, não seria necessário que a população passasse a noite em uma fila.

“Não há necessidade das pessoas passarem a noite na fila, visto que neste primeiro dia, às 11h30 da manhã ainda restavam aproximadamente 70 fichas a serem distribuídas e nenhum carro na fila para distribuir”, diz a Prefeitura.

Para ser vacinado, os idosos devem apresentar o CPF, cartão SUS, documento identidade e comprovante de residência em nome do vacinado ou do responsável. Ainda segundo a Prefeitura, nenhum paciente que estava à pé foi vacinado.

Fonte: tribunaonline

Leia mais

Leia também