Idosa com suspeita de Coronavírus morre em ambulância na porta de hospital em São Mateus

A senhora foi transferida do Hospital São Camilo, em Nova Venécia, para o Roberto Silvares, referência para Covid-19 no norte do Estado. Enquanto esperava atendimento, ela teve uma parada cardíaca e morreu.


Uma idosa de 74 anos, com suspeita de Covid-19, morreu esperando atendimento dentro de uma ambulância na porta do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, na terça-feira (16). O hospital é uma das unidades de referência para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus no Norte do Espírito Santo.

Em um vídeo gravado por testemunhas, a filha da idosa aparece em desespero, pedindo por atendimento médico enquanto a paciente aguarda dentro de uma ambulância.

Em seguida, é possível ouvir quando uma das profissionais de saúde que atendia a mulher diz “o que eu pude fazer eu já fiz. A mulher parou”.

A senhora tinha várias comorbidades que não foram detalhadas pela família e estava sentindo fraqueza quando foi transferida do Hospital São Camilo, em Nova Venécia, para o Roberto Silvares.

Ela sofreu uma parada cardíaca e morreu dentro da ambulância.

Idosa morre dentro de ambulância na porta de um hospital referência para Covid-19 no ES

A filha da idosa, Cristiane Celestiano da Cruz, disse que a ambulância ficou parada esperando pelo atendimento por mais de duas horas na porta do Roberto Silvares.

Depois, ela disse ter chamado a polícia, que só chegou quando a idosa já estava morta. “Um médico só apareceu quando a polícia chegou ao local”, relatou.

A Secretaria de Saúde de Nova Venécia, município onde estava internada a idosa antes da remoção, comunicou por meio de nota que os pacientes da cidade são encaminhados para São Mateus somente quando há a liberação de um leito no Hospital Roberto Silvares, e que não sabe o motivo pelo qual ela não foi atendida.

De acordo com o Hospital Roberto Silvares, o quadro clínico com que a idosa chegou ao hospital era diferente do que foi apresentado na regulação, por isso foi preciso adaptar um leito para o atendimento. Enquanto esse processo estava em andamento, a idosa teve a parada cardíaca.

Ocupação dos leitos

Até a última atualização feita pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (18), a região Norte tinha 76,92% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados. Já para os leitos de enfermaria o índice de ocupação era de 88,57%.

 

Leia mais

FES determina suspensão do Capixabão 2020 e Estadual Série B 2020

Considerando as medidas preventivas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria...

Governo Federal freta voo para trazer 159 brasileiros do Equador

Registro da equipe brasileira em Cuenca, no Equador. Foto: Arquivo pessoal O Governo Federal fretou um voo para buscar,...

Justiça recebe denúncia e torna ré a mãe de gêmeos mortos em incêndio no Norte do Espírito Santo

Irmãos morreram em um incêndio no dia 14 de maio, em São Mateus. Investigação aponta que os dois estavam sozinhas em casa. A mãe dos...

Leia também

Coronavírus: Aderes entrega cestas básicas para modulistas dos terminais do Transcol

Promovendo ações que possam combater os impactos econômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Governo...

Sedurb avança na autuação on-line de processos

A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) registrou, no final de junho, um grande...

Crédito fundiário: 162 famílias foram contempladas em oito meses

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Unidade Técnica...

Doação de sangue: Hemoes e 99 garantem viagens gratuitas até 31 de julho

A parceria do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) com a empresa 99 segue até o dia...