Idosa com suspeita de Coronavírus morre em ambulância na porta de hospital em São Mateus

A senhora foi transferida do Hospital São Camilo, em Nova Venécia, para o Roberto Silvares, referência para Covid-19 no norte do Estado. Enquanto esperava atendimento, ela teve uma parada cardíaca e morreu.


Uma idosa de 74 anos, com suspeita de Covid-19, morreu esperando atendimento dentro de uma ambulância na porta do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, na terça-feira (16). O hospital é uma das unidades de referência para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus no Norte do Espírito Santo.

Em um vídeo gravado por testemunhas, a filha da idosa aparece em desespero, pedindo por atendimento médico enquanto a paciente aguarda dentro de uma ambulância.

Em seguida, é possível ouvir quando uma das profissionais de saúde que atendia a mulher diz “o que eu pude fazer eu já fiz. A mulher parou”.

A senhora tinha várias comorbidades que não foram detalhadas pela família e estava sentindo fraqueza quando foi transferida do Hospital São Camilo, em Nova Venécia, para o Roberto Silvares.

Ela sofreu uma parada cardíaca e morreu dentro da ambulância.

Idosa morre dentro de ambulância na porta de um hospital referência para Covid-19 no ES

A filha da idosa, Cristiane Celestiano da Cruz, disse que a ambulância ficou parada esperando pelo atendimento por mais de duas horas na porta do Roberto Silvares.

Depois, ela disse ter chamado a polícia, que só chegou quando a idosa já estava morta. “Um médico só apareceu quando a polícia chegou ao local”, relatou.

A Secretaria de Saúde de Nova Venécia, município onde estava internada a idosa antes da remoção, comunicou por meio de nota que os pacientes da cidade são encaminhados para São Mateus somente quando há a liberação de um leito no Hospital Roberto Silvares, e que não sabe o motivo pelo qual ela não foi atendida.

De acordo com o Hospital Roberto Silvares, o quadro clínico com que a idosa chegou ao hospital era diferente do que foi apresentado na regulação, por isso foi preciso adaptar um leito para o atendimento. Enquanto esse processo estava em andamento, a idosa teve a parada cardíaca.

Ocupação dos leitos

Até a última atualização feita pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (18), a região Norte tinha 76,92% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados. Já para os leitos de enfermaria o índice de ocupação era de 88,57%.

 

Leia mais

Leia também