Idosa com suspeita de Coronavírus morre em ambulância na porta de hospital em São Mateus

A senhora foi transferida do Hospital São Camilo, em Nova Venécia, para o Roberto Silvares, referência para Covid-19 no norte do Estado. Enquanto esperava atendimento, ela teve uma parada cardíaca e morreu.


Uma idosa de 74 anos, com suspeita de Covid-19, morreu esperando atendimento dentro de uma ambulância na porta do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, na terça-feira (16). O hospital é uma das unidades de referência para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus no Norte do Espírito Santo.

Em um vídeo gravado por testemunhas, a filha da idosa aparece em desespero, pedindo por atendimento médico enquanto a paciente aguarda dentro de uma ambulância.

Em seguida, é possível ouvir quando uma das profissionais de saúde que atendia a mulher diz “o que eu pude fazer eu já fiz. A mulher parou”.

A senhora tinha várias comorbidades que não foram detalhadas pela família e estava sentindo fraqueza quando foi transferida do Hospital São Camilo, em Nova Venécia, para o Roberto Silvares.

Ela sofreu uma parada cardíaca e morreu dentro da ambulância.

Idosa morre dentro de ambulância na porta de um hospital referência para Covid-19 no ES

A filha da idosa, Cristiane Celestiano da Cruz, disse que a ambulância ficou parada esperando pelo atendimento por mais de duas horas na porta do Roberto Silvares.

Depois, ela disse ter chamado a polícia, que só chegou quando a idosa já estava morta. “Um médico só apareceu quando a polícia chegou ao local”, relatou.

A Secretaria de Saúde de Nova Venécia, município onde estava internada a idosa antes da remoção, comunicou por meio de nota que os pacientes da cidade são encaminhados para São Mateus somente quando há a liberação de um leito no Hospital Roberto Silvares, e que não sabe o motivo pelo qual ela não foi atendida.

De acordo com o Hospital Roberto Silvares, o quadro clínico com que a idosa chegou ao hospital era diferente do que foi apresentado na regulação, por isso foi preciso adaptar um leito para o atendimento. Enquanto esse processo estava em andamento, a idosa teve a parada cardíaca.

Ocupação dos leitos

Até a última atualização feita pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (18), a região Norte tinha 76,92% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados. Já para os leitos de enfermaria o índice de ocupação era de 88,57%.

 

Leia mais

Acidente entre cinco veículos deixa seis feridos em Vitória

Um acidente envolvendo quatro carros e uma moto deixou seis pessoas feridas no início da noite deste domingo (13) na Avenida Dante Micheline, em...

Caixa anuncia calendário de novos saques do FGTS

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, anunciou neste sábado (13) que as liberações emergenciais do FGTS começarão no dia 29 de junho. Essa data...

Ipem-ES realiza fiscalização em fábrica na Serra

Agentes fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no...

Procons de todo País expedem recomendação para que escolas particulares negociem contratos com consumidores

Em razão da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), os Procons de todo o Brasil têm recebido inúmeros...

Leia também

Penha Cimadon é a entrevistada do Dipapo desta quinta-feira (01)

A próxima edição do programa Dipapo, projeto idealizado pela empresária, Dani Ferrari, juntamente com a Image Produções e a Rede Notícia, vai ao ar...

Justiça impede retomada das aulas presenciais nas escolas particulares do Espírito Santo

Autorizadas pelo Governo do Estado a retomar suas atividades presenciais a partir do dia 5 de outubro, as escolas particulares do Espírito Santo estão...

Disputa entre “Boca de baleia” e “Jacy Obama” vira piada em Água Doce do Norte

Água Doce do Norte viverá esse ano uma das políticas mais hilárias dos últimos anos. Entre os candidatos estão dois políticos que protagonizaram grandes...

INDICADORES: Alta no café arábica no início de outubro (1º)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a quinta-feira (1º) com alta de 1,18% no preço e é vendida a R$ 541,13...