Idaf realiza auditoria em agroindústrias que produzem Socol com selo ARTE

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou auditoria em quatro agroindústrias, localizadas no município de Venda Nova do Imigrante, que possuem concessão do selo ARTE para o produto Socol. A auditoria teve início nessa terça-feira (02) e terminou nessa quinta-feira (04).

No Espírito Santo, o certificado de concessão do Selo ARTE é concedido pelo Idaf, também é de responsabilidade do instituto realizar as auditorias, com o objetivo de comprovar que os critérios genuínos e tradicionais da produção artesanal continuam sendo cumpridos.

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, e o gerente de Agroindústria de Pequeno Porte do Instituto, Marcos Paulo Rodrigues, acompanharam o veterinário Fabiano Fiuza na realização das auditorias nas agroindústrias Bella Toza, Carnielli, Lorenção e Tio Vé.

Todo o processo de auditoria foi acompanhado pelos Serviços de Inspeção Oficial (SIE) e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM-Susaf/ES) em que os estabelecimentos são registrados, neste caso o veterinário Tiago Nakano e o veterinário e coordenador do SIM Diego Leão acompanharam a auditoria.

Durante os trabalhos, foi verificado todo o processo produtivo do Socol, desde a recepção, limpeza e salga da matéria-prima, até o preparo individualizado de cada peça e processamento do produto para a maturação. As peças do Socol ficam penduradas em câmaras de maturação por meses, quando ficam prontos para serem comercializados em todo País.

De acordo com o gerente de agroindústria de pequeno porte do Idaf, Marcos Paulo Rodrigues, é indispensável o contato do órgão auditor e concessor do selo ARTE com o processo de fabricação do produto artesanal. “Somente assim é possível acompanhar e entender todo o processo artesanal, além de perceber a relação do produto com a história e vivência de cada um que o produz. É emocionante vê-los e ouvi-los”, disse.

Selo ARTE

O selo nacional com a indicação “ARTE” identifica produtos de origem animal produzidos de forma artesanal. Com fabricação individualizada e genuína, o selo representa a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais atreladas ao produto.

Para mais informações sobre o selo ARTE e o cadastro estadual e nacional de produtos artesanais, acesse: https://idaf.es.gov.br/selo-arte

Texto: Rafaely Lyra

 

Leia mais

Leia também