Idaf realiza ações educativas em escolas públicas do Estado

Compartilhe

Estudantes de escolas públicas localizadas em zonas rurais do Espírito Santo receberam, esta semana, as primeiras ações do projeto “Idaf na Escola”. Os trabalhos, desenvolvidos por servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), aconteceram nos municípios de Colatina, Baixo Guandu e Santa Teresa. Entre os assuntos abordados, estavam agrotóxicos, meio ambiente e resíduos sólidos.

Em Colatina, a ação foi realizada na Escola Municipal Comunitária Rural “São João Pequeno”, reunindo, aproximadamente, 45 alunos. O tema abordado foi agrotóxicos e pragas que atingem as lavouras. De acordo com um dos palestrantes, o engenheiro-agrônomo do Idaf Rafael Albane, os estudantes fizeram cartazes e leitura de agradecimento pela ação do Instituto na escola.

Em Baixo Guandu, os resíduos sólidos foram a pauta do encontro, que aconteceu na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Aládia T. Paiva”, da localidade de Mascarenhas. Os alunos ainda foram apresentados sobre outras temáticas que serão abordadas pelo Idaf na escola, ao longo do ano.

Também teve início do projeto em Santa Teresa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Vale de Tabocas”, zona rural do município, reunindo em torno de 70 estudantes. Na ocasião, foi realizada abertura, com participação da equipe da Gerência de Educação Sanitária e Ambiental (Geduc) do Idaf e realizados jogos e dinâmicas educativas com a abordagem sobre meio ambiente.

No dia 14 de junho, o projeto também será iniciado em Alegre, na Escola “Oscar de Almeida Gama”, na localidade de Araraí. A ação será desenvolvida com alunos do 6º e 7º ano, com a palestra “Perigo na lavoura! Pragas  e agrotóxicos”.

Idaf na Escola

O projeto prevê a realização de ações de educação sanitária e ambiental em escolas públicas, prioritariamente em áreas rurais, de todo o Estado. O objetivo é propiciar ocasiões que levem os estudantes à observação e compreensão de sua realidade, contribuindo para o desenvolvimento do senso crítico e de valores relativos à defesa agropecuária e ambiental, bem como à defesa da saúde coletiva.

Para saber mais sobre o projeto, entre em contato com a Geduc pelo e-mail geduc@idaf.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-3812.

Texto: Francine Castro

 

Leia também

Semifinais da Copa Norte será sábado e domingo em Itarana e Sooretama

No próximo sábado (25) e domingo (26), começam as semifinais da 16º Copa Norte de futebol amador, com...

Festa de São Pedro será no centro de Barra de São Francisco

Depois do sucesso da 1ª Festa do Caminhoneiro e da Safra do Café, vem aí a Festa de...

Rafael Matos fatura ATP de Mallorca, seu 3º título de duplas este ano

O tenista gaúcho Rafael Matos conquistou neste sábado (25) o título de duplas do ATP Torneio de Mallorca,...

Brasil: Jiboia de estimação desaparece de apartamento

Uma cobra jiboia de estimação sumiu de um apartamento no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo....

Festa Junina vai movimentar Cachoeirinha de Itaúnas neste final de semana

Neste sábado (25), estará acontecendo as 18 horas, na quadra de esportes da escola de Cachoeirinha de Itaúnas,...

Defesa Civil Nacional autoriza repasse de R$ 7,5 milhões a sete cidades atingidas por desastres

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou, nesta quinta-feira (23), o repasse de...

Polícia Civil de Colatina prende dois suspeitos e apreende armas e munições no município

  Policiais civis da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Colatina prenderam dois suspeitos e apreenderam armas e...

Cafeicultores agradecem ponte construída nas proximidades de Monte Sinai

A Secretaria Municipal de Transportes e Estradas (Semte) tem se esmerado na construção e reforma de pontes e...