Idaf contrata empresa para elaborar Cadastro Ambiental Rural

Na manhã desta sexta-feira (08), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) firmou contrato com a empresa Hominus, que irá fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades e posses rurais de até quatro módulos fiscais.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o cadastro permitirá ao Idaf e a outros órgãos governamentais promover melhor planejamento ambiental e econômico e do uso e da ocupação das áreas rurais. 

“O CAR irá contribuir para um melhor monitoramento da cobertura florestal do Espírito Santo, além de possível diminuição do desmatamento. Também será fundamental na implementação e operacionalização dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs), visando à adequação ambiental das propriedades rurais e ao monitoramento e à fiscalização sistemáticas das atividades florestais”, disse.

De acordo com o subgerente de Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, já foram inscritas no CAR mais de 95 mil propriedades e, com essa contratação, que prevê o cadastro de até 59 mil propriedades, deve-se chegar a um percentual de inscrição próximo a 100% no Estado.

A partir desse contrato, a empresa irá realizar o cadastro gratuitamente para todas as propriedades de até quatro módulos fiscais, que representam 90% dos imóveis do Estado.

A contratação da empresa foi possível devido aos recursos do Fundo Amazônia (cerca de R$ 17 milhões) aprovados no projeto que tem como objetivo geral apoiar a implementação do CAR no Espírito Santo, e contratado por meio de colaboração financeira junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório, que serve como base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e o combate ao desmatamento. O cadastro integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, da Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas.

Texto: Rafaely Lyra

Leia mais

Campanha de vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira (13)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira (13). No entanto, as doses...

Ladrões invadem mercado no centro de Barra de São Francisco

A Policia Militar registrou um boletim de ocorrência de arrombamento no supermercado HORTY PORTY,  na noite de domingo, 22 de março de 2020, no...

Cuidados com hipertensão arterial em tempos do novo Coronavírus

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Neste domingo...

INSS prorroga atendimento remoto até 10 de julho

Segurados podem acessar serviços e pedir benefícios pelo Meu INSS e telefone 135. – Foto: ...

Leia também

Colatina chega a 40 mortes por coronavírus e tem quase 2 mil casos confirmados

O município de Colatina, localizado no Noroeste do Estado, chegou neste domingo (5) a sua 40ª morte por conta da Covid-19, doença causada pelo...

Assessoria de Casagrande diz que responsável por postar vídeo de festa já foi identificado

Video, que, segundo o governo, é de 2017, foi publicado nas redes sociais como se fosse atual. No Twitter, Casagrande disse que responsáveis serão...

Espírito Santo chega a 1.803 mortes e 53.393 casos confirmados de Covid-19

Na comparação com os dados divulgados neste sábado (4), o aumento é de 22 mortes e 569 novos casos da doença. Até o momento,...

Meteorologistas alertam para risco de novo ciclone no Sul

Há possibilidade de um novo ciclone no sul...