Idaf contrata empresa para agilizar cadastro de 59 mil propriedades rurais no Espírito Santo

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) deu início às atividades do contrato com a empresa terceirizada, contratada para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades e posses rurais de até quatro módulos fiscais no Estado. Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a estimativa é de que cerca de 59 mil imóveis sejam cadastrados até o final do contrato, que terá vigência até novembro de 2021.

“A empresa realizará o cadastro gratuitamente para todas as propriedades de até quatro módulos fiscais, que representam 90% dos imóveis do Estado”, explicou Louzada.

A empresa Hominus foi contratada no âmbito do projeto CAR-ES, que tem como objetivo geral apoiar a implementação do CAR no Espírito Santo com recursos do “Fundo Amazônia”, por meio de colaboração financeira junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o subgerente de Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, a empresa fará o cadastro atendendo proprietários e posseiros em todas as regiões do estado no decorrer do período do contrato. “O atendimento será realizado em postos fixos nas sedes dos municípios e em mutirões nas zonas rurais, bem como em visita às propriedades que ainda não se cadastraram.”, afirmou Zanzarini.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório, que serve como base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e o combate ao desmatamento. O cadastro integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, da Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas.

O módulo fiscal é a unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para cada município.

Como conseguir o CAR

Considerando o período de pandemia, será dada prioridade ao atendimento prévio por telefone e e-mail.

Confira abaixo os canais de contato na região noroeste do Estado:

Regional Nova Venécia: 

Municípios atendidos: Conceição da Barra, Pedro Canário, Montanha, Ponto Belo, Mucurici, Ecoporanga, Pinheiros, Boa Esperança, São Mateus, Jaguaré, Nova Venécia, Vila Pavão, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Águia Branca, São Gabriel da Palha e Vila Valério. 

Contato: lote1car.es@gmail.com / (27)9 9709-5284

Regional Colatina:

Municípios atendidos: Mantenópolis, Alto Rio Novo, Pancas, Itaguaçu, Itarana, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, João Neiva, Ibiraçu, Fundão e Aracruz.

Idaf contrata empresa para agilizar cadastro de 59 mil propriedades rurais no Espírito Santo

Foto: Secom/ES

Leia mais

Homem com suspeita de coronavírus é internado em hospital de São Gabriel da Palha

O Hospital São Gabriel, de São Gabriel da Palha, emitiu um boletim informativo na noite deste domingo (05), confirmando que um homem foi internado...

Saiba quem pode receber o 14º salário do INSS

Após mais de 40 mil pessoas assinarem o...

Presidente do Inep afirma que ainda é cedo para adiar o Enem 2020

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e...

Espírito Santo confirma 1.453 casos de coronavírus e 43 mortes

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo subiu para 1.453. Até às 16h37 desta quinta-feira (23) foram contabilizadas 43 mortes....

Leia também

Brasil: adolescente morre após choque elétrico usando o celular ligado à tomada

Luigi Nascimento Sousa Sodré, de 15 anos, morreu na noite dessa quarta-feira (23), após sofrer uma descarga elétrica quando utilizava o celular ligado à...