ICEPi lança edital com mais de 80 vagas de qualificação para médicos

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), da Secretaria da Saúde (Sesa), abriu, nesta quarta-feira (28), 83 vagas para o processo seletivo simplificado para médicos atuarem na Atenção Primária em Saúde em 27 municípios no Espírito Santo. As vagas fazem parte do componente de provimento e fixação de profissionais do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, o Qualifica APS.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente de forma on-line, até as 17 horas do dia 05 de agosto, observando o fuso-horário de Brasília (DF), sendo que, na própria ficha de inscrição, o candidato deverá anexar os documentos comprobatórios. As inscrições serão realizadas no https://conteudo.saude.es.gov.br/smartportalinscricaoicepi/.

Os profissionais selecionados participarão do Programa Qualifica-APS, por meio da realização do curso de aperfeiçoamento, que terá três anos de duração. Além disso, os profissionais receberão uma bolsa-formação no valor de até R$ 15.000,00 para médicos, de acordo com o município de fixação.

Em caso de dúvidas ou pedido de esclarecimentos, o candidato deverá realizar a solicitação pelo e-mail icepi.provimento@saude.es.gov.br, informando o número deste edital.

Para acessar o Edital ICEPi/SESA Nº 041/2021, entre em https://saude.es.gov.br/edital-2021

Qualifica-APS

O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, o Qualifica APS, está em sua quarta edição e já conta com 946 profissionais atuando na Atenção Primária, em 67 municípios capixabas.

O programa tem como objetivos ampliar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde, com foco na Estratégia de Saúde da Família, e efetivar a Política de Educação Permanente em Saúde, por meio da integração ensino-serviço, proporcionando a formação de profissionais da saúde para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o Qualifica-APS conta com 397 Equipes de Saúde da Família e 155 Equipes de Saúde Bucal em atividade, com profissionais atendendo, aproximadamente, dois milhões de habitantes.

ICEPi

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) é responsável por um conjunto de políticas de inovação em saúde. Com ele, a Sesa passa a investir de maneira robusta na qualificação e modernização das práticas de cuidado da rede própria e no apoio aos municípios, criando um amplo movimento de formação de serviço de Médicos de Família e Comunidade e de especialistas.

O Instituto tem como objetivo reestruturar a Atenção em Saúde no Estado, com fortalecimento das gestões municipais, atuando na resolução e na qualificação do cuidado em saúde para ampliar o acesso da população.