ICEPi auxilia gestores municipais de saúde na organização de serviços do SUS à população

Compartilhe

Há três meses em atividade, o projeto Apoio Institucional, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), tem apresentado importantes resultados ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) capixaba. A iniciativa, que faz parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), atua por uma estratégia de gestão compartilhada, apoiando e qualificando os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios. 

Os apoiadores institucionais vão a campo para acompanhar os gestores na organização dos fluxos de acesso da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (Ravs). Dos 78 municípios, 51 já receberam visitas das equipes que compõem o projeto.  Com isso, é possível conhecer a realidade do local, além de propor melhorias na organização dos serviços de saúde.

Um dos trabalhos realizados foi a indução do acolhimento e classificação de risco nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que propicia ampliação do acesso da população aos serviços do SUS capixaba.

A coordenadora do projeto, Maria Fernanda Moratori Alves, explica que, a partir dos pontos observados nos municípios, ações e propostas já estão sendo planejadas para a melhoria com os gestores e profissionais de saúde.

“Precisamos qualificar os serviços de saúde e essa é a proposta do Apoio Institucional, assim como fortalecer a Rede de Atenção Vigilância em Saúde como um todo, com foco na ampliação do acesso dos usuários aos serviços de saúde com qualidade e maior resolutividade no cuidado ofertado à população”, explicou a coordenadora. 

Apoio Institucional

O projeto Apoio Institucional abrange a qualificação dos processos de gestão, atuando por uma estratégia de gestão compartilhada, apoiando e qualificando os processos de trabalho em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios. 

E as secretarias municipais de saúde estão diretamente envolvidas neste trabalho, em especial as áreas responsáveis pela Atenção Primária, Educação Permanente em Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Vigilância em Saúde, com a finalidade de fortalecer as ações do provimento de profissionais e residências em saúde do Programa Qualifica-APS, da Política Estadual de APS, Autorregulação Formativa Territorial (ARFT) e da integração dos serviços na Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).

A equipe é composta por seis articuladores centrais que atuam no Núcleo Especial de Atenção Primária (NEAPRI), da Secretaria da Saúde, quatro supervisores regionais e quatorze apoiadores institucionais, divididos nos territórios das Superintendências Regionais de Saúde Norte, Central, Metropolitana e Sul.

 

Leia também

Moradora de Nova Venécia muda história de vida através do trabalho com as unhas

  Uma história que pode servir de exemplo para muitas pessoas é a da nails designer ou, designer de...

Mulheres que denunciaram Marcius Melhem escrevem carta em apoio a funcionárias da Caixa

MÔNICA BERGAMO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mulheres que denunciaram o ex-diretor do departamento de humor da Globo...

Ações da Embrapa para mitigar crise dos fertilizantes podem gerar US$ 1 bilhão de economia ao setor

Uma economia ao setor agrícola de US$ 1 bilhão já no primeiro ano. Essa é a expectativa da...

Polícia civil prende homem em Mantena, suspeito de maus tratos e abusos sexuais contra enteados

Na manhã desta terça feira (29), Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Mantena efetuaram a prisão de...

ES: motorista confunde ré com acelerador e carro invade escritório de loja

  Um vídeo registrou o momento que um carro invadiu o escritório de uma loja, arrastou um sofá e,...

MDR reconhece situação de emergência em sete cidades atingidas pela estiagem

O Governo Federal reconheceu nesta terça-feira (28), a situação de emergência em mais sete cidades atingidas pela estiagem....

Vasco vence, mas Endrick faz 2 e Palmeiras conquista Copa do Brasil sub-17

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Palmeiras conquistou neste domingo (26) a Copa do Brasil sub-17. Apesar de...

Motorista bate em moto, destrói poste, foge e deixa Água Doce do Norte no escuro

Um acidente deixou a cidade de Água Doce do Norte, no Norte do Espírito Santo, no escuro na noite deste...