IBGE prevê novo recorde na safra em 2020

Compartilhe

Produção de soja

Colheita da soja deve crescer 121 milhões de toneladas este ano
– Foto:
Mônica Marli/Agência IBGE Notícias

A safra nacional de grãos deve bater novo recorde e chegar a 247 milhões de toneladas em 2020, segundo a estimativa de abril do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse total  corresponde a um aumento de 2,3% na comparação com a colheita de 2019, uma diferença de 5,5 milhões de toneladas.

Segundo o IBGE, o aumento na comparação anual deve-se, principalmente, ao crescimento da estimativa de 6,7% para a soja (mais 121 milhões de toneladas) e de 3,5% para o arroz (mais 10,6 milhões de toneladas).

O estado de Mato Grosso deve seguir como o maior produtor nacional de soja, com previsão de responder por 28,7% do volume do grão a ser produzido no País este ano, um volume estimado de 34,7 milhões de toneladas. 

O Paraná aparece como o segundo maior produtor do grão, mesmo registrando decréscimo de 0,3%, ao final da colheita da primeira safra. A produção no estado  deve alcançar 20,7 milhões de toneladas este ano, novo recorde.

“O clima beneficiou bastante a soja, com a exceção do Rio Grande do Sul. Além disso, como os preços da soja estão bons, os produtores ampliaram a área de plantio”, disse o pesquisador. “Por outro lado, o Rio Grande do Sul teve uma boa safra de arroz, o que elevou as estimativas de produção para este ano”, afirma o analista agropecuário do IBGE, Carlos Antônio Barradas.

Levantamento da Conab confirma recorde de 250 toneladas 

O levantamento da Safra 2019/2020 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), também divulgado, nesta terça-feira (12), reforça a previsão dada pelo IBGE. A estimativa do órgão é de que o volume da produção de grãos no país seja de 250,9 milhões de toneladas, 3,6% ou 8,8 milhões de toneladas superior ao colhido em 2018/19. 

A Conab ressaltou que apesar do impacto causado pelos problemas climáticos na Região Sul sobre a produtividade de soja e milho, a produção de soja do País está estimada em 120,3 milhões de toneladas, um ganho de 4,6% em relação à safra 2018/19. Já a de milho deverá ser de 102,3 milhões de toneladas. 

Fonte: IBGE, Conab 

 

Leia também

TSE simula ataque hacker em urnas eletrônicas em meio a ofensiva de Bolsonaro

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realiza nesta semana novos testes com ataques controlados aos...

Conta de luz explode e deflagra debate sobre como reduzir preço

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Após dois anos com medidas para segurar aumentos, os reajustes da conta de luz...

Segurança hídrica: ABC paulista tem a maior planta de reúso de água da América Latina

O Aquapolo é a maior estação de reúso de água da América do Sul e uma das maiores...

Nova Venécia anuncia Badinho Alves para comandar equipe na Copa Espírito Santo 2022

Na estreia do Nova Venécia na Copa Espírito Santo 2022, não será Cássio Barros quem comandará a equipe....

Novo marco do setor elétrico pode reduzir impacto tarifário em 2022

O Projeto de Lei 414/2021, que institui o novo marco legal do setor elétrico, pode reduzir o valor...

INDICADORES: preço do café arábica cai nesta sexta-feira (13)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a sexta-feira (13) com queda de 1,25% no preço...

Busca Ativa Escolar de Nova Venécia participa de encontro de alinhamento promovido pela Sedu

  A Busca Ativa Escolar, estratégia utilizada para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças...