Hospital universitário de MS é o único a oferecer exames de Holter e Mapa pelo SUS

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, passou a ser a única unidade de saúde pública do estado a oferecer exames de Holter e de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os aparelhos serão utilizados no diagnóstico de doenças cardíacas.

O hospital recebeu 20 novos equipamentos, sendo nove gravadores de Holter, dez gravadores de Mapa e uma central de Mapa. Os recursos para aquisição vieram do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que destinou um investimento de R$ 185 mil para a unidade. 

O exame de Monitoração Ambulatorial da Pressão Arterial verifica a pressão arterial de forma mais aprofundada, avaliando o paciente por um período de 24 horas, enquanto o sistema Holter registra a atividade elétrica do coração de maneira contínua, pelo mesmo período de tempo. Além de beneficiar os pacientes, os equipamentos auxiliam na formação de estudantes e residentes da área de Saúde.

MEC/Divulgação

Leia mais

Leia também