Hospital São Marcos comemora Semana do Meio Ambiente

O lixo (também chamado de resíduo), é considerado um dos maiores problemas ambientais da nossa sociedade. A população e o consumo per capita crescem e, junto com eles, a quantidade de resíduos produzidos. Na maioria das vezes, o lixo não é descartado de maneira correta e pode resultar em diversos problemas para o meio ambiente, como contaminação da água, do solo e até mesmo do ar.

Algumas pesquisas mostram que cada indivíduo produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias, o que individualmente parece ser pouco, mas quando temos uma visão geral podemos perceber que esse lixo vira milhões de tonelada.

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e a degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos. Da mesma forma, a degradação ambiental implica custos sociais e econômicos, como a desvalorização de propriedades, a perda de qualidade ambiental e seus efeitos sobre o turismo.

Uma das soluções que pode ajudar muito esse problema é a reciclagem, onde uma parte do lixo pode ser reutilizada para a fabricação de novos produtos reciclados e uma outra parte podemos transformar em adubo, com isso vamos diminuir a quantidade de lixo, reduzir a poluição e poupar os recursos naturais, além de gerar empregos e renda, contribuindo ainda para a valorização da limpeza pública, formando uma consciência ecológica.

Desde 2018, o Hospital São Marcos comemora a semana do meio ambiente. Desde então diversas ações realizadas: realização de palestras para conscientização com funcionários e pacientes; doação de mudas de árvores (mudas de Ipê) a funcionários e puérperas em ação realizada na maternidade do HSM; conscientização de uso de copo descartáveis, com a redução drástica no consumo mensal desse item no HSM; criação de lixeiras educativas (lixo comum, lixo contaminado e papel reciclável) em todos os setores.

Os impactos da atividade humana, sobre a natureza já provocaram danos profundos e se nada for feito, pode agravar ainda mais a qualidade de vida nas cidades e afetar a agricultura. Por isso, o Hospital São Marcos entende que é primordial que as empresas adotem uma postura proativa e estejam preparadas para minimizar os prejuízos decorrentes dos seus processos sobre a natureza. Assim estamos lançando a campanha do meio ambiente esse ano com o tema “O DESCARTE CORRETO DE LIXO E RECICLAGEM” e contamos com a participação e colaboração de todos.

Acompanhem nosso perfil no Facebook e fiquem por dentro de todas as ações realizadas pelo HSM nessa campanha e em diversas outras.

Leia mais

Leia também