Hospital Infantil de Vila Velha inaugura novo lactário

Compartilhe

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, concluiu as obras do novo lactário da unidade e voltou a fazer o preparo das dietas para recém-nascidos e crianças dentro do próprio hospital, e não mais por empresa terceirizada. A medida, além de gerar economia de recursos na produção, vai permitir uma maior agilidade na adequação das prescrições médicas.

O lactário é o setor responsável pelo preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis, seguindo rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico. Todas as mamadeiras e as dietas enterais passam pelo lactário.

A responsável técnica pelo setor, Heloisi Passos, explicou que com o novo lactário, o tempo no ajuste nas dietas vai reduzir. “Antes as prescrições médicas das dietas eram repassadas para uma empresa terceirizada duas vezes ao dia, o lactário fazia apenas o gerenciamento desse processo. Agora, com o preparo sendo feito dentro do hospital, haverá produção quatro vezes ao dia. Anteriormente, os ajustes levaram cerca de 12 horas para serem feitos, com o lactário no Himaba, esse tempo vai cair para aproximadamente 6 horas”, explicou.

Ao todo, 16 profissionais, entre nutricionistas e lactaristas irão trabalhar no preparo, higienização e distribuição das dietas.

O novo espaço passou por uma ampla reforma pelo Instituto Gnosis, organização social que administra desde novembro o Himaba, e agora conta com expurgo, locais de produção de dieta enteral e oral, espaço para armazenamento de dieta, estoque, área administrativa e local para acesso dos setores de enfermagem.

De acordo com Rafael Tostes, diretor Institucional do Instituto Gnosis, assim que a Organização assumiu a gestão do Himaba, a sua equipe de planejamento e projetos fez o plano do novo lactário e conseguiu a aprovação na Vigilância Sanitária Estadual. “O lactário estava fechado e interditado há mais de um ano, desde que assumimos estávamos trabalhando para que ele fosse entregue. Licitamos a empresa para executar as obras, fiscalizamos o andamento do serviço, adquirimos os equipamentos, contratamos e treinamos novos profissionais. Com o lactário aqui, teremos um maior controle na higienização e no preparo, uma vez que o trabalho vai ser feito dentro do hospital, por colaboradores do Himaba”, pontuou Rafael.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Leia também

Desemprego apresenta queda em diferentes índices e alcança cenários da pré-pandemia

O desemprego no Brasil alcança atualmente níveis mais baixos do que aqueles registrados no período pré-pandemia. É isso...

Novas faixas estão sendo pintadas em várias ruas de Barra de São Francisco

Servidores da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Guarda Civil Municipal fizeram novas de estacionamento na Rua Botafogo,...

Campeonato Municipal de Futebol de Campo previsto para começar no dia 31 de julho

  A equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da...

Óculos, carteira e dinheiro são furtados dentro de carro na zona rural

Na tarde desta quarta-feira (29), durante patrulhamento tático motorizado, policiais militares foram solicitados para atender uma ocorrência de...

Hepatite: tudo o que você precisa saber

O que são as hepatites virais? As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e...

Veja como participar de concurso público para delegado no Espírito Santo

As inscrições para o concurso público para o cargo de delegado de polícia no Espírito Santo começam na...

Brasil registra tendência de aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda

Dados mais recentes do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelam que o Brasil conta com uma...

Rancho Fundo e Santa Teresinha vencem e decidem o título de campeão da Copa Norte

A segunda rodada das semifinais da 16º Copa Norte, de futebol amador, realizadas no último sábado (02) e...