Hospital Infantil de Vila Velha inaugura novo lactário

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, concluiu as obras do novo lactário da unidade e voltou a fazer o preparo das dietas para recém-nascidos e crianças dentro do próprio hospital, e não mais por empresa terceirizada. A medida, além de gerar economia de recursos na produção, vai permitir uma maior agilidade na adequação das prescrições médicas.

O lactário é o setor responsável pelo preparo, higienização e distribuição de preparações lácteas e fórmulas infantis, seguindo rigorosas técnicas de controle higiênico-sanitário e microbiológico. Todas as mamadeiras e as dietas enterais passam pelo lactário.

A responsável técnica pelo setor, Heloisi Passos, explicou que com o novo lactário, o tempo no ajuste nas dietas vai reduzir. “Antes as prescrições médicas das dietas eram repassadas para uma empresa terceirizada duas vezes ao dia, o lactário fazia apenas o gerenciamento desse processo. Agora, com o preparo sendo feito dentro do hospital, haverá produção quatro vezes ao dia. Anteriormente, os ajustes levaram cerca de 12 horas para serem feitos, com o lactário no Himaba, esse tempo vai cair para aproximadamente 6 horas”, explicou.

Ao todo, 16 profissionais, entre nutricionistas e lactaristas irão trabalhar no preparo, higienização e distribuição das dietas.

O novo espaço passou por uma ampla reforma pelo Instituto Gnosis, organização social que administra desde novembro o Himaba, e agora conta com expurgo, locais de produção de dieta enteral e oral, espaço para armazenamento de dieta, estoque, área administrativa e local para acesso dos setores de enfermagem.

De acordo com Rafael Tostes, diretor Institucional do Instituto Gnosis, assim que a Organização assumiu a gestão do Himaba, a sua equipe de planejamento e projetos fez o plano do novo lactário e conseguiu a aprovação na Vigilância Sanitária Estadual. “O lactário estava fechado e interditado há mais de um ano, desde que assumimos estávamos trabalhando para que ele fosse entregue. Licitamos a empresa para executar as obras, fiscalizamos o andamento do serviço, adquirimos os equipamentos, contratamos e treinamos novos profissionais. Com o lactário aqui, teremos um maior controle na higienização e no preparo, uma vez que o trabalho vai ser feito dentro do hospital, por colaboradores do Himaba”, pontuou Rafael.

 

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

Leia mais

Leia também