Hospital Estadual de Urgência e Emergência tem alto índice de satisfação no primeiro bimestre

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, gerenciado pela Pró-Saúde, alcançou o resultado de 97% de satisfação dos usuários atendidos no hospital. Esse resultado, consolidado em 2019, permanece nos dois primeiros meses deste ano.

Os dados são originários de pesquisas realizadas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), departamento interno que tem o objetivo de aproximar os usuários da gestão.  Entre os quesitos mais avaliados estão a qualidade no atendimento, limpeza das instalações, equipe profissional qualificada e a alimentação servida no refeitório da instituição.

Para medir o índice de satisfação dos usuários, são realizadas entrevistas com pacientes e acompanhantes durante o período de internação, nas consultas de retorno realizadas nos ambulatórios e nas recepções, enquanto os usuários aguardam atendimento.

Uma das ferramentas de comunicação também utilizada pelos usuários são os formulários que ficam disponibilizados nos setores de internação, Pronto-Socorro e Recepções.

Foi o que fez Jorge Luiz Vieira de Araújo, paciente que esteve internado no HEUE em janeiro deste ano. Enquanto realizava o tratamento,

Araújo fez questão de avaliar o atendimento recebido. “Estou sendo bem tratado pela equipe que é muito atenciosa, por isso, fiz questão de avaliar o serviço. Não é a primeira vez que entro aqui. Muito obrigado por tudo, mais uma vez”, afirmou.

Na percepção de Paulo Czrnhak, diretor hospitalar do HEUE, estimular práticas humanizadas e qualificar os colaboradores em prestar uma assistência de qualidade são ações primordiais para alcançar a satisfação dos usuários. “Em 2019, o HEUE realizou 416 treinamentos com seus colaboradores. Além de promover capacitação dos profissionais, os treinamentos são essenciais para alinhar a comunicação, interação dos processos e promover ações de melhorias. Ficamos motivados com os resultados obtidos nesse período. O alto índice de satisfação é a comprovação de que as ações executadas, desde a administração até a assistência, têm alcançado o objetivo, que é ofertar um serviço de qualidade, resolutividade e humanização para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Czrnhak.

Atendimentos e estrutura

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) é referência capixaba em atendimentos ligados ao trauma. O hospital tem 620 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia e  nutrologia.

São 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria. O serviço também conta com um ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliações, serviço de imagem com raio X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de um Pronto-Socorro, aberto em dezembro de 2016.

Em 2019, o hospital obteve a certificação Acreditado Pleno (ONA 2), concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento é destinado a um seleto grupo de unidades de saúde que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo os aspectos estruturais e assistenciais. Além disso, é o primeiro hospital do Espírito Santo a receber o selo “Materiality Disclosures”, concedido pela Global Reporting Initiative (GRI), uma entidade sem fins lucrativos sediada na Holanda, que estimula e reconhece, em escala mundial, a inclusão de práticas sustentáveis em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Em 2019, o HEUE ficou entre os cinco melhores hospitais do 21º ciclo do programa Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.  O objetivo do projeto Lean nas Emergências é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos, e em contrapartida, aperfeiçoar o atendimento prestado.

O HEUE integrou ainda as atividades do projeto Paciente Seguro, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, também por meio do Proadi/SUS. Implantado desde abril do ano passado, o objetivo do projeto é aperfeiçoar a assistência e a segurança do paciente.

Sobre a Pró-Saúde

O HEUE é uma unidade pública de saúde, referência capixaba para o atendimento de traumas, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria da Saúde (Sesa).

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

 

Leia mais

Brasil participa de conselho mundial pela vacina contra a Covid-19

Objetivo da iniciativa é acelerar o fim da crise, apoiando o desenvolvimento e a distribuição de testes, tratamentos e vacinas Foto: Agência Brasil O ministro...

Gusttavo Lima se envolve em acidente ao sair de sua fazenda em Bela Vista de Goiás

O cantor sertanejo Gusttavo Lima se envolveu em um acidente...

Noite “deserta” nesta segunda feira (23) no centro de Barra de São Francisco

Depois das boas notícias sobre nenhum caso registrado do coronavírus em Barra de São Francisco, o internauta José Pimenta da Costa, o Pimentinha acaba...

Leia também

Cantora faz show e reúne multidão em meio à pandemia de covid-19

Milhares de fãs se reuniram para o show...

Corpo de um homem é encontrado no interior de Ecoporanga

Na manhã desta segunda-feira, 19 de outubro, um corpo de um homem foi encontrado por um morador no distrito de Joassuba, interior de Ecoporanga,...

Jovem de 21 anos morre em Ecoporanga com suspeita de apendicite

Na tarde do último sábado, 17 de outubro de 2020, uma triste notícia deixou a cidade de Ecoporanga abalada, a jovem Daniely Rodrigues Leão,...