Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ realiza captação de órgãos

Compartilhe

A equipe do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” realizou, na última sexta-feira (29), mais uma captação múltipla de órgãos. Familiares autorizaram a doação e, com isso, rins e fígado foram captados pela equipe do hospital “São Lucas”. Os órgãos foram doados a três pessoas que aguardavam por transplante.

Todo o procedimento durou cerca de quatro horas. A diretora-geral do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas, Cynthia Milanez, ressaltou  que essa é a quinta captação de órgãos que acontece neste ano. “A captação de órgão para doação é resultado da vontade do paciente, da solidariedade da família e da sensibilização feita pela equipe do hospital em um momento de dor e perda. O efeito desse ato de generosidade é a satisfação em poder devolver a esperança para pacientes que aguardavam na fila de transplante”, frisou.

A enfermeira Beatriz Costa, da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do “São Lucas”, informou que os dois pacientes do Espírito Santo beneficiados receberam os rins e o fígado, também captado pela equipe local, foi enviado para um paciente de Brasília.

Beatriz Costa reforçou a importância de as pessoas manifestarem para os familiares a vontade de serem doadoras, pois esse desejo expresso e a autorização da família são determinantes para a doação, que acontece para pacientes compatíveis cadastrados na fila para transplante.

Até esta quarta-feira (04), a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) contabilizou 1.811 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.207 para rim, 573 para córnea, 24 para fígado e sete à espera de um coração.
 

Leia também

Polícia Civil recupera celular roubado na zona rural de Jaguaré

Polícia Civil recupera celular roubado na zona rural de Jaguaré

Jogadores do Santos de Barra de São Francisco iniciaram atividades

Os jogadores do Santos de Barra de São Francisco, iniciaram na manhã desta segunda feira (23), realizando trabalhos...

Após prisão de assassinos, investigadores miram quem mandou matar empresário em Vila Valério

Após prender nas últimas semanas os dois suspeitos de executarem o empresário Clayton Favoreto, de 45 anos, no...

DF E ENTORNO: Governo Federal amplia alcance da Rota da Fruticultura

O Governo Federal está apoiando a ampliação da Rota da Fruticultura no Distrito Federal e em cidades próximas...

Defesa Civil e especialistas debatem gestão integrada de riscos e desastres

A Defesa Civil Nacional promoveu nesta quinta-feira (26), um debate para divulgar o Caderno Técnico de Gestão Integrada...