Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ mantém certificação de qualidade assistencial da ONA 2

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Vitória, recebeu, nos dias 17 e 18 de setembro, a visita remota da equipe de avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). O HEUE passou por auditoria do instituto para a manutenção do certificado de Acreditado Pleno – Nível 2 concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).  

A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no País, sendo a mais respeitada entidade avaliadora do setor no Brasil. 

Durante a auditoria na unidade, foram avaliados protocolos institucionais, de gestão de pessoas e de acesso ao hospital, serviço de controle de infecção hospitalar, gestão de infraestrutura e logística, assistência nutricional, atendimento ambulatorial e cirúrgico.  

“A visita de manutenção da ONA é sempre uma oportunidade de aprendizado e possibilidades de melhorias na qualidade dos processos de trabalho, com foco centrado na qualidade, segurança e humanização da assistência ao paciente”, destacou Adriana Morais, diretora administrativa e financeiro do HEUE. 

Na entrega do relatório final da auditoria, os avaliadores destacaram o painel de gestão à vista, que permite o acompanhamento em tempo real dos pacientes assistidos na instituição; do acompanhamento e avaliação de 100% dos pacientes que estão em processo de alta hospitalar. Todas as ações analisadas na unidade visam a enfatizar a cultura de segurança do paciente.  

De acordo com os auditores, o projeto que comemora o aniversário do paciente internado no HEUE foi considerado um dos pontos fortes assistenciais e de humanização na unidade. “Os pacientes que acabam celebrando o aniversário durante o período de internação, recebem uma sobremesa especial, de acordo com a dieta do tratamento, como lembrança e valorização emocional. A ação é realizada no leito do paciente e conta com a participação de vários colaboradores do hospital”, explicou a diretora.

 

Certificado ONA 2

A certificação Acreditado Pleno pela ONA atesta que o HEUE atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial voltado aos pacientes. A conquista da certificação da ONA 2 aconteceu em novembro de 2019. E a manutenção do certificado reafirma os padrões de qualidade que integra a gestão realizada pela Pró-Saúde.

 

Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” 

Mantido pelo Governo do Espírito Santo, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE) é administrado pela Pró-Saúde desde 2015, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Entre as especialidades, a unidade conta com ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, clínica médica, anestesiologia e intensivista. O HEUE também dispõe de especialidades de apoio, como cirurgia bucomaxilofacial, nefrologia, infectologia, cardiologia e hematologia.  

Ao todo, são 40 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria, além de um Pronto-Socorro que funciona 24 horas por dia.

Os pacientes também podem contar com uma equipe multiprofissional com enfermeiros, técnicos em Enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos clínicos, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas clínicas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, durante o processo de reabilitação.

 

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil.

 

Leia mais

Águia Branca é a cidade capixaba com maior índice de isolamento social

A cidade no Noroeste do ES possui índice médio de isolamento de 69,88%, o que significa que de cada dez pessoas, sete têm permanecido...

Covid-19: mais de 17 mil cestas de alimentos já distribuídas para comunidades indígenas

Entrega ocorreu em cinco Terras Indígenas. Foto: Acervo/Funai A Fundação Nacional do Índio (Funai) já tem promovido as ações de...

“Voluntários Solidários” fizeram doações as famílias atingidas pela enchente em Pancas

Um grande ato solidário aconteceu no último sábado...

“Já estamos na segunda onda”, afirma pesquisador da USP sobre novo coronavírus

Já são quase seis milhões de registros oficiais de infectados pelo novo coronavírus desde março, quando a pandemia foi decretada no Brasil. Mais de...

Leia também

9 multas que não vão mais gerar pontos na CNH em 2021; confira

Novas regras do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) entrarão em trânsito a partir do mês de abril de 2021. Dessa forma, os motoristas brasileiros já deverão...

Ação movida por advogados pede anulação das eleições municipais 2020; entenda

"O Movimento Advogados do Brasil (MABr) entrou com uma ação popular contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que requer, de forma liminar, a...

Capixaba Lincoln supera câncer e embarca para compor a seleção de futebol de areia em mundial

O jogador de 35 anos teve câncer no rim e se recuperou. Agora, ele se prepara para o Mundial de Futebol de Areia, que...